TCC Ciências Biológicas
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Navegando TCC Ciências Biológicas por Orientador "Brasileiro, Regina Maria de Oliveira"
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Item Ciências Biológicas na Educação de Jovens e Adultos: olhar dos/as discentes sobre suas aprendizagens(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-07-26) Cidreira, Cícera; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Luz, Merylane Porto da Silva; http://lattes.cnpq.br/4940334471477236; Limeira, Ana Cristina Santos; http://lattes.cnpq.br/8492241199102646A proposta desse trabalho é analisar as dificuldades enfrentadas pelos alunos da EJA na disciplina Ciências Biológicas na Escola Tavares Bastos. E ao mesmo tempo identificar seus limites e desafios no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Biologia. Abordou-se de forma breve a história da EJA, ressaltando as concepções de ensino-aprendizagem na EJA, desde uma perspectiva tradicional a educação libertadora. Assim como, as perspectivas para o ensino-aprendizagem de Ciências Biológicas na EJA. Além disso, a problemática do trabalho está embasada no seguinte questionamento: Quais as principais dificuldades encontradas pelos alunos no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Ciências Biológicas na Escola Estadual Tavares Bastos? A pesquisa envolveu uma revisão de literatura e de campo baseada em artigos publicados na internet e que tratam sobre o referido tema. Contudo, os resultados obtidos pela pesquisa não se pretende esgotar o tema pois a temática sobre educação de jovens e adultos na educação básica e gratuita no ensino brasileiro é bastante ampla.Item Educação inclusiva e o ensino de ciências: relato de uma experiência(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-06-14) Silva, Lucivan Santos da; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Coelho, Sheyla Ferreira Lima; Bastos, Alexandre Fleming Vasques; http://lattes.cnpq.br/7239157167819125O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo compreender o papel dos professores de ciências quanto ao contexto da educação inclusiva e a utilização de abordagens metodológicas para o processo de ensino-aprendizagem do aluno surdo, correlacionando com as vivências realizadas no estágio supervisionado. Trata- se de uma pesquisa de caráter qualitativo descritivo, que se utiliza da pesquisa bibliográfica e do relato e análise da experiência do estágio supervisionado. O estudo está dividido em seções, que discutem a educação inclusiva, relacionando-a com o ensino de ciências; e aborda o ensino de ciências para a pessoa surda. Conclui-se que a vivência no estágio supervisionado foi gratificante e enriquecedora para a formação do futuro professor; entretanto, quanto à educação inclusiva observa-se que para o efetivo processo de ensino-aprendizagem ocorrer não basta apenas a presença do intérprete de libras na sala de aula, mas, faz-se necessário a utilização de recursos pedagógicos que permitam a integração e interação dos alunos surdos.Item Metodologias ativas no ensino de biologia: um estudo bibliográfico do período de 2012 a 2022(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-25) Nascimento Júnior, José Rubens Oliveira do; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Coelho, Sheyla Ferreira Lima; http://lattes.cnpq.br/9377424161004165; Bastos, Alexandre Fleming VasquezO ensino da Biologia é imprescindível para formação de agentes transformadores da sociedade. Mas, o processo de transmissão de conhecimento centrado na figura do professor representa um dos grandes desafios a serem superados, e por isso, as metodologias ativas surgem como uma estratégia capaz de promover autonomia e a criticidade dos educandos. Este estudo apresenta como objetivo realizar um estudo bibliográfico, com recorte temporal de 2012 a 2022, acerca das metodologias ativas no ensino da Biologia através de uma revisão da literatura com análise qualitativa e descritiva, utilizando como bases de dados as plataformas Scielo e Google Acadêmico. A partir disso, foi identificado que as metodologias ativas são ferramentas importantíssimas para o ensino atual por empoderar o aluno, favorecendo também a alteração do ensino tradicional, trazendo uma ideia de construção de conhecimento em que os estudantes fazem parte não como meros ouvintes, mas como agentes transformadores, repletos de conhecimentos prévios que devem ser agregados a esse processo.Item Uso de jogos no ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2024-07-05) Terto, Fraçois da Silva; Brasileiro, Regina Maria de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/4146119273576569; Soeira, Elaine dos Reis; http://lattes.cnpq.br/2699971179132910; Santos, Reinaldo Batista dos; http://lattes.cnpq.br/8664524414563817Essa é uma pesquisa qualitativa e bibliográfica tem como objetivo trazer uma proposta sobre utilização de jogos para o ensino-aprendizagem de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no ensino de ciências, trazendo para sala de aula novos métodos de ensino para que o aluno possa aprender, de forma dinâmica e atrativa, os conteúdos. A ludicidade atualmente vem se tornando um tema bastante abordado no meio escolar, pois é um grande aliado quando se trata de teoria e prática. O uso de jogos na turma da EJA não se resume apenas no brincar, ele vai ajudar na formação de estratégias, percepções e interações com os demais, sendo assim o aluno irá alcançar uma dimensão mais ampla na assimilação dos conteúdos.