TCC Docência na Educação Profissional
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando TCC Docência na Educação Profissional por Orientador "Montes, Valeria Alves"
Agora exibindo 1 - 5 de 5
Resultados por página
Opções de Ordenação
Item Associação entre o uso de smartphones e a qualidade do padrão do sono de docentes universitários(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-13) Silva, Joyce Nayane Rodrigues da; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Oliveira, Adriana Thiara; http://lattes.cnpq.br/4935946410790184; Gomes, Maria Amábia VianaO objetivo da pesquisa foi verificar se existe associação entre o uso de smartphones e a qualidade do padrão do sono de docentes universitários. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com 79 docentes de uma universidade pública de Alagoas. A coleta de dados foi realizada através de um formulário contendo (1) Dados sociodemográficos; (2) Teste de Dependência de Smartphone; (3) Questionário Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh. A análise foi feita através do BioEstat. A maior parte dos entrevistados era do sexo feminino (75,9%) e tinha ≥50 anos (35,4%). Houve associação entre o padrão do sono e a dependência do uso do celular. Os fatores associados à qualidade do sono e a dependência de smartphone merecem atenção, tendo em vista que se relacionam direta ou indiretamente à problemas de saúde.Item Formação de Professores Mediadores para Ead: Ensinando e Aprendendo com as Tecnologias de Informação e Comunicação TICs na Educação(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-20) Barbosa, Izabel Cristina; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Oliveira, Adriana Thiara; http://lattes.cnpq.br/4935946410790184; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843A importância da formação de professores mediadores na educação a distância, e como a inserção da tecnologia de informação e comunicação TICs no sistema educacional, tem fomentado no processo de ensino e aprendizagem, com o intuito de beneficiar a todos sem qualquer distinção. Neste contexto o objetivo é a orientação, mediação e a colaboração dos profissionais da educação para o processo de desenvolvimento de ensino e aprendizagem dos alunos, através dos meios tecnológicos para que os discentes desenvolvam habilidades de interpretação e contextualização das áreas e conteúdos apresentados. Esta pesquisa caracteriza-se através do estudo qualitativo, com o principal objetivo compreender e analisar com mais afinco sobre a importância dos educadores na comunicação com os educandos, que será feita por meio dos usos das ferramentas tecnológicas.Item A Influência da Ludicidade na Educação Infantil: Uma Ferramenta Pedagógica para o Processo de Ensino e Aprendizagem na Comunidade Escolar(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-20) Barbosa, Jose Wellington da Silva; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Oliveira, Adriana Thiara; http://lattes.cnpq.br/4935946410790184; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843Este trabalho aborda a importância da ludicidade na educação infantil para o processo de ensino aprendizagem tem como objetivo mostrar como as brincadeiras são fundamentais e importantes no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil. O lúdico na educação se torna significativo no auxílio do desempenho da criança, e os profissionais da educação têm amplo conhecimento sobre a importância da ludicidade como um elemento primordial no processo da aprendizagem. Neste trabalho a ludicidade é uma ferramenta pedagógica e eficiente para o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, pois esse mecanismo traz benefícios imensuráveis para o desenvolvimento e desempenho das crianças, tornando-as mais criativas, autônomas e felizes. Ao utilizar jogos, atividades lúdicas e brincadeiras, os professores como mediadores conseguem chamar a atenção e interesse das crianças para garantir que o desempenho e aprendizagem seja mais significativa e divertida. O estudo é caracterizado como uma pesquisa bibliográfica, na qual o propósito primordial é a compreensão sobre a importância da ludicidade no contexto da educação infantil. Essa abordagem caracteriza-se com a metodologia qualitativa, direcionada em obter e analisar com mais detalhe o conceito da ludicidade. A delimitação temporal adotada tem como objetivo principal garantir as evidências e abordagens presentes na literatura encontrada nesse texto acadêmico.Item Oficinas de libras como recurso inclusivo na formação continuada de professores da educação profissional e tecnológica(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-10-24) Silva, Edjane Vasconcelos da; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Gama, José Aparecido da Silva; http://lattes.cnpq.br/7413041757828843; Oliveira, Danielly Caldas de; http://lattes.cnpq.br/6901069998449330A inserção da Língua Brasileira de Sinais – Libras, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica é de suma importância para o desenvolvimento das práticas pedagógicas que visam à inclusão acadêmica das pessoas com surdez. Embora a Libras tenha sido reconhecido oficialmente em território nacional, pela Lei Federal no 10.436/2002 e pelo Decreto no 5626/2005 ainda é desconhecida pela imensa maioria da população (BRASIL, 2002; 2005) e continua sendo encarada, equivocadamente, apenas como um conjunto de gestos naturais ou utilizados pelos surdos na ausência da oralidade. Com isso, que se faz necessário durante o estágio do Curso profissionalizante de Intérprete/tradutor de Libras a realização de Oficinas de Libras com professores da escola polo, possibilitando ao corpo docente e demais interessado na temática, aprender e conhecer a legalidade da Libras desenvolvendo técnicas de tradução, interpretação, expressões, dando ênfase na língua, cultura e identidade surda, para que essa iniciativa se torne uma proposta inclusiva de responsabilidade social do Instituto Federal de Alagoas – IFAL.Item Resíduos agrícolas e agroindustriais na geração de Biogás: desenvolvimento de um roteiro experimental(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2023-12-26) Gois, Georgia Nayane Silva Belo; Montes, Valeria Alves; http://lattes.cnpq.br/5919342770529560; Oliveira, Adriana Thiara; http://lattes.cnpq.br/4935946410790184; Gouveia, Rogério de Alencar; http://lattes.cnpq.br/8389756224508333A preocupação com as questões ambientais tem se tornado cada vez mais nítida, levando à procura por novas tecnologias limpas e sustentáveis. Devido a isto, sobressaem os estudos por fontes energéticas renováveis, tendo a produção de biogás como representante de destaque em fonte renovável no país. Ganha destaque, os resíduos agrícolas, tais como, cascas, caldos e fibras como também efluentes da produção animal bovinos, suínos, aves, a conjunção pode representar uma fonte de matéria-prima favorável para o processo de digestão anaeróbia. Nesse contexto, surgem estudos sobre uma promissora alternativa para aumentar a produção de fonte de energia limpa, a produção de biogás a partir de processos anaeróbios. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi realizar um estudo bibliográfico sobre a utilização dos resíduos agrícolas (dejetos suínos) e agroindustriais (vinhaça) na produção de biogás, explorando as bases conceituais que fundamentam o estudo, em busca de esclarecimentos, consensos, divergências e lacunas. Por fim, um roteiro foi elaborado, com o intuito de capacitar os alunos do curso técnico de meio ambiente para o desenvolvimento da produção do biogás.