TCC Matemática
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Navegando TCC Matemática por Orientador "Siqueira, Anderson Rangel Batista"
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Item Uma análise dos números reais sob o olhar do professor de matemática no ensino básico(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-05) Silva, Danilva Claudia Alvino da; Siqueira, Anderson Rangel Batista; http://lattes.cnpq.br/8130778140721340; Silva, Gilmar Teodozio; http://lattes.cnpq.br/7311803942000051; Silva, Rosivaldo Pereira da; http://lattes.cnpq.br/8652133702306422Venho através deste trabalho, incentivar aos alunos de licenciatura em Matemática a dar mais importância ao Estudo dos números reais como forma de conscientizar os futuros professores a transmitir o conteúdo mais claro e objetivo aos estudantes do Ensino Básico, em especial ao assunto que trata do surgimento dos números Irracionais. A falta de interesse por parte de alguns professores de passar um pouco da teoria e o surgimento da história dos números reais leva ao aluno acreditar que eles existem por acaso, ocasionando aceitar fórmulas prontas, ou como acontece em outros casos em que o professor omite esse tópico, sem dar muita importância a aprendizagem, levando muitos alunos a terminarem o ensino médio praticamente sem saber o porquê deles existirem e passam despercebido de como o conjunto dos números reais podem ser descritos, que ao chegar na licenciatura se depara com vários axiomas de que se tem que provar a existência de cada elemento. Levamos em consideração o objetivo principal deste trabalho que é um estudo crítico dos números reais, sob o ponto de vista do professor de matemática, que no nosso caso é esta licencianda, pelas experiências vividas na carreira escolar, a qual se percebe que uma maioria dos licenciandos em matemática também enfrentam bastante dificuldade em tentar compreender um assunto que a princípio parece simples, porém se tem várias divergências, em virtude disso, passaremos a analisar quais os procedimentos ideais que se adequam a nossa realidade em meio ao ensino da Matemática, como também propor ao futuro professor formas de como passar o conteúdo para o discente de maneira didática e compreensiva, proporcionando ao estudante uma visão mais aprofundada do assunto, de forma que o aluno passe a gostar do conteúdo proposto. Para a realização desse trabalho adotamos a pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa, com base numa abordagem bibliográfica, de forma explicativa.Item Dando sentido a equações do segundo grau a partir do uso do material dourado(Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas, 2022-07-29) Almeida, Igor Carlos Alvim de; Siqueira, Anderson Rangel Batista; http://lattes.cnpq.br/8130778140721340; Castro, Diogo Meurer de Souza; http://lattes.cnpq.br/6863749871487154; Santos, Givaldo Oliveira dosNesse presente trabalho, aplicado na Escola Estadual Theonilo Gama, localizada no bairro do Jacintinho em Maceió-AL, onde participei do programa de Residência Pedagógica pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Maceió. Nas turmas “A” e “D” da 3a série do Ensino Médio, vamos desmistificar a dificuldade que alguns alunos tinham ao se deparar com o assunto de equações do segundo grau, na qual da pandemia de covid-19 as aulas na escola foram muito afetadas e esses discentes estavam com bastante dificuldade na resolução tanto de equações do primeiro como do segundo grau. Para poder sanar as dúvidas acerca do assunto, utilizamos o material dourado para aplicação e resolução das equações do segundo grau, na qual foi demonstrada outra possibilidade de encontrar as raízes dos polinômios, associando a parte algébrica com a geométrica, através da manipulação desse objeto. Através do uso desse instrumento foi possível desenvolver as competências e habilidades necessárias para a compreensão das relações abordadas em sala de aula e encontrar as raízes de uma equação quadrática, bem como os lados de um retângulo formado pelas peças do material dourado. Daí, as reflexões sobre o desenvolvimento da estrutura algébrica na construção geométrica feita em sala, onde utilizando os materiais manipuláveis para o ensino aprendizagem auxilia a compreensão dos significados e resolução de situações-problemas.