Estudo sobre as boas práticas de laboratório nas aulas do IFAL Campus Penedo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2021

Currículo Lattes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Sabe-se que um laboratório numa instituição de ensino, tem a função de promover a prática do conteúdo abordado em sala de aula como fonte essencial do desenvolvimento pedagógico do educando. Para tanto, existem procedimentos, normas, condutas que necessitam ser executadas na rotina destes laboratórios, a fim de tornar este espaço um ambiente seguro. O objetivo desta pesquisa foi realizar um diagnóstico relacionado às boas práticas de laboratório nas aulas práticas do Campus Ifal Penedo, a partir das demandas apontadas pelos usuários destes laboratórios. Nesse contexto, o laboratório escolhido foi o de Química Analítica Instrumental do IFAL Campus Penedo. A pesquisa se iniciou com o levantamento dos reagentes, equipamentos e vidrarias existentes no referido laboratório. Em seguida, foi aplicado um questionário direcionado aos técnicos e docentes envolvidos com atividades das aulas práticas nos laboratórios do Campus Ifal Penedo, no intuito de levantar quais seus anseios, dúvidas, e sugestões acerca das boas práticas de laboratórios. A partir disto realizou-se um diagnóstico referente às boas práticas de laboratório, no intuito de que seus usuários possam seguir aos padrões determinados pela legislação vigente, e por conseguinte auxiliar na manutenção da qualidade do ensino ofertado pelo Instituto Federal de Alagoas. O resultado apontou para a necessidade da criação de uma cartilha que aborde as boas práticas de laboratório, para ser implantada e executada dentro de um laboratório de ensino, de modo que as aulas práticas que forem realizadas neste ambiente não coloquem em risco a integridade física de seus participantes.

Descrição

Palavras-chave

Ensino profissionalizante, Laboratório de ensino, Boas práticas de laboratório.

Citação