Scratch como ferramenta pedagógica para o ensino de programação no curso Técnico Integrado de Meio Ambiente no Instituto Federal de Alagoas Campus Penedo
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Data
2021
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Resumo
O tópico "Programação de Computadores" foi introduzido na mais recente ementa
da disciplina de Informática, ministrada no primeiro ano do curso técnico integrado
de Meio Ambiente do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Penedo. Esta
atualização do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) foi aprovada no final de 2019,
entrando em vigor no ano letivo de 2020. No entanto, historicamente, pesquisadores
têm documentado muitas dificuldades enfrentadas por alunos no aprendizado de
conceitos básicos de programação. Para contornar essas dificuldades, ambientes de
programação visuais surgem como uma alternativa para o ensino programação a
esses novatos e provaram ter sucesso, melhorando a compreensão e o aprendizado
de alunos iniciantes. Scratch é um desses ambientes visuais de programação, o qual
foi utilizado nesse estudo para comparar a aprendizagem entre o ambiente visual e a
linguagem de programação textual tradicional a partir de uma sequência didática. Os
alunos do IFAL, Campus Penedo, foram introduzidos à programação de
computadores através de aulas com Scratch e aulas com linguagem de
programação textual tradicional. Posteriormente, os alunos foram instruídos a
desenvolver um projeto de programação utilizando o Scratch e responder um
questionário a respeito de suas experiências e percepções. Nossos resultados
mostram que Scratch facilitou a compreensão de conceitos básicos de programação
pelos alunos. Além disso, os alunos, em sua maioria, alegaram que se sentiram
motivados para o estudo programação e afirmaram que teriam interesse em um
curso completo e aprofundado sobre o tema. Finalmente, quando comparados
Scratch e a linguagem textual, Scratch apresentou resultados que sugerem que é
mais apto para o ensino de programação de computadores.
Descrição
Palavras-chave
Ensino e aprendizagem de programação, Programação visual, Scratch.