Os desafios do ensino de Língua Portuguesa na Educação Profisssional: uma proposta de pesquisa ação
Carregando...
Data
2021
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A realização desta pesquisa se deve a necessidade de estabelecer uma relação
entre a prática pedagógica do professor e a forma pela qual acontece o processo
de aprendizagem, que possibilita o desenvolvimento e a formação do aluno, com
o objetivo de levantar algumas questões sobre o ensino de língua portuguesa e
a função social do professor da escola nos cursos profissionalizantes
subsequentes ao Ensino Médio. Sabemos que a língua portuguesa está
presente no currículo escolar de todas as escolas e é um dos conteúdos mais
importantes para a formação do aluno, visto que, detém de uma enorme carga
horária; porém nos cursos subsequentes não ocorre bem assim. A disciplina é
colocada como Português Instrumental (eixo técnico) e distribuída em uma carga
horária de 60h a 80h, durante o primeiro período de cada curso. O referido
trabalho objetiva contribuir com uma reflexão sobre a proposta de ensino de
Língua Portuguesa (LP) em uma Escola de Ensino Profissionalizante, a partir da
análise de aprendizagem dos alunos concluintes do Ensino Médio e ingressantes
ao Ensino Profissional. Optou-se por uma pesquisa-ação, com ênfase
qualitativa, e pautada em autores que discutem o ensino de Língua Portuguesa
na atualidade. Verificou-se que em linhas gerais, a escola adere em seu
programa curricular preestabelecido, as orientações dos documentos oficiais da
educação e contribuições da Linguística para o ensino de LP, pois favorece e
contempla os objetivos gerais de aprendizagem para o Ensino Profissional,
entretanto, convém adotar estratégias que favoreçam, ainda mais, o processo
de aprendizagem, visto que, muitos alunos apresentam uma defasagem
significativa, principalmente em Língua Portuguesa, acarretando assim, em
dificuldades no desenvolvimento de disciplinas específicas dos cursos, como
também, e principalmente, para a elaboração do Trabalho de Conclusão (TCC)
dos mesmos.
Descrição
Palavras-chave
Língua Portuguesa, Aprendizagem, Educação Profissional.