Estratégias pedagógicas na Educação Profissional Técnica de Nível Médio
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Data
2022
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Resumo
Alunos egressos do nível fundamental no ensino médio, enfrentam dificuldades no
aprendizado de Componentes Curriculares de nível técnico, onde exige-se conhecimentos
mais aprofundados sobre os temas envolvidos, revelando uma situação que não se pode
relegar, tampouco eximi-la de sua importância. O objetivo deste trabalho é identificar as
dificuldades do ensino integrado a educação profissional e tecnológica, proporcionando
mais qualidade e propriedade às diretrizes já estabelecidas do sistema educacional
brasileiro. A abordagem qualitativa foi escolhida para realização do trabalho, de forma
que a utilização em conjunto desses tipos de abordagens permite recolher mais
informações e determinar um melhor resultado. Foi aplicado um questionário online com
perguntas objetivas e subjetivas, de forma voluntária, através da plataforma Google
Forms, para alunos de ensino médio, na faixa etária dos 14 a 17 anos de idade, todos
cursando o ensino médio, do qual 58 alunos participaram. Os resultados da pesquisa
evidenciaram que os alunos têm dificuldades nas abordagens dos conteúdos técnicos e no
aprendizado em conjunto com os componentes de conhecimento geral, e que o professor
não é a principal referência quando eles estão diante dessa situação. Contudo, os
resultados também demonstraram que 72,4 % consideraram que tiveram um bom ensino
fundamental e 78,9% acham que os professores utilizam satisfatoriamente recursos para
lecionar e as estratégias pedagógicas propostas estão sendo implementadas e
reformulados os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC’s), trazendo um ensino mais
concomitante com uma prática mais integradora.
Descrição
Palavras-chave
Educação Profissional, Estratégias Pedagógicas, Dificuldades, Alunos