Influência da aulas práticas e visitas técnicas para a permanência e êxito dos discentes do curso subsequente em Meio Ambiente do IFBA, Campus Jacobina
Carregando...
Data
2022
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Este artigo tem como base um relato de vivência da prática pedagógica de um professor que
atua como professor e coordenador do curso técnico de nível médio subsequente em meio
ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia — IFBA, no
município de Jacobina/BA. Foi utilizado como metodologia para esta pesquisa a abordagem
qualitativa, na forma de pesquisa participante baseada na observação assistemática participante
individual do próprio professor/coordenador do curso em questão. O estudo teve como objetivo
mostrar a experiência da vivência prática de um professor e coordenador do curso técnico de
nível médio subsequente de meio ambiente do IFBA campus Jacobina, da necessidade da
adoção de aulas práticas e visitas técnicas para estímulo à permanência e êxito dos discentes do
curso. Por fim, foi possível concluir que os discentes sentem-se mais estimulados a concluir o
curso através de ações pedagógicas como: aulas práticas e visitas técnicas, conclui-se também
que há uma necessidade de reformular o Projeto Pedagógico do Curso — PPC com o intuito de
inserir aulas práticas nas disciplinas e sugerir com os professores a inserção de práticas as
disciplinas e a promoção de visitas técnicas, além disso, foi constatado que o Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia precisa de um Plano estratégico de ações de
permanência e êxito dos estudantes.
Descrição
Palavras-chave
Evasão, Aula prática, Visitas Técnicas, Permanência e êxito.