O uso da gamificação como metodologia ativa no ensino de química na educação básica

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Data

2024

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Resumo

O uso da gamificação como metodologia ativa no ensino de Química na educação básica proporciona um ensino reflexivo, coletivo, motivador, criativo e investigativo que ajuda no processo de ensino e aprendizagem. O principal referencial teórico-metodológico foi Souza (2019), Pereira e Leite (2023) e Kapp (2012). A escola e os professores precisam direcionar pedagogicamente as demandas das novas gerações que utilizam a internet e redes sociais constantemente em seus smartphones por meio de diversos aplicativos de entretenimento, unindo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com a gamificação para uma aprendizagem de Química mais eficiente. Assim, este trabalho utilizou a gamificação no conteúdo de funções orgânicas e da nomenclatura dos compostos orgânicos em duas turmas da terceira série do ensino médio na Escola de referência Monsenhor João Marques no município de Saloá-PE. Os jogos foram criados no ambiente virtual de duas plataformas: o Wordwall e Kahoot!. Posteriormente, realizou-se a coleta de dados com as suas turmas selecionadas por meio de um questionário composto de dezenove perguntas objetivas e três discursivas. De forma geral, os alunos acreditam que o uso dos aplicativos, das metodologias ativas, dos jogos ajuda na aprendizagem dos conteúdos de química. O acesso à internet é comum entre os alunos e ocorre principalmente pelo uso do celular. Portanto, esses resultados comprovam a importância do uso da gamificação no ensino de química por meio dos recursos didáticos digitais (RDD).

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Palavras-chave

Metodologia ativa. Gamificação. Química. Educação básica.

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