TCC Metodologias Aplicadas no ensino de Ciências e Matemática
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Item O uso da gamificação como metodologia ativa no ensino de química na educação básica(2024) Oliveira, Rafael Luis Barros de; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; Lopes, Cleylton Bezerra; Silva, Gessika Cecília Carvalho daO uso da gamificação como metodologia ativa no ensino de Química na educação básica proporciona um ensino reflexivo, coletivo, motivador, criativo e investigativo que ajuda no processo de ensino e aprendizagem. O principal referencial teórico-metodológico foi Souza (2019), Pereira e Leite (2023) e Kapp (2012). A escola e os professores precisam direcionar pedagogicamente as demandas das novas gerações que utilizam a internet e redes sociais constantemente em seus smartphones por meio de diversos aplicativos de entretenimento, unindo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com a gamificação para uma aprendizagem de Química mais eficiente. Assim, este trabalho utilizou a gamificação no conteúdo de funções orgânicas e da nomenclatura dos compostos orgânicos em duas turmas da terceira série do ensino médio na Escola de referência Monsenhor João Marques no município de Saloá-PE. Os jogos foram criados no ambiente virtual de duas plataformas: o Wordwall e Kahoot!. Posteriormente, realizou-se a coleta de dados com as suas turmas selecionadas por meio de um questionário composto de dezenove perguntas objetivas e três discursivas. De forma geral, os alunos acreditam que o uso dos aplicativos, das metodologias ativas, dos jogos ajuda na aprendizagem dos conteúdos de química. O acesso à internet é comum entre os alunos e ocorre principalmente pelo uso do celular. Portanto, esses resultados comprovam a importância do uso da gamificação no ensino de química por meio dos recursos didáticos digitais (RDD).Item Compostagem artesanal: um relato de experiência pedagógica para a educação ambiental(2024-03-28) Santana, Rosane dos Santos de; Silva, Amanda Lys dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4188154960985978; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Nicácio, Saulo Verçosa; http://lattes.cnpq.br/3794004314434608A compostagem artesanal surge como uma prática essencial na promoção da educação ambiental no ensino fundamental. Este estudo explora os benefícios dessa técnica sustentável, destacando uma experiência enriquecedora voltada para cultivar a consciência ambiental em alunos do 7o ano do ensino fundamental em uma escola pública no Distrito de Luziápolis, Campo Alegre, Alagoas. O objetivo deste trabalho é promover a compostagem artesanal como ferramenta pedagógica e avaliar, por meio de uma atividade gamificada, a compreensão de conceitos relacionados à educação ambiental. A pesquisa incluiu aulas expositivas sobre resíduos sólidos, compostagem e sustentabilidade, montagem e acompanhamento da composteira artesanal, seguidas por uma roda de conversa para apresentação dos resultados e a aplicação de um quiz no Kahoot com cinco perguntas sobre os temas abordados durante o projeto. Após a implementação das práticas pedagógicas, constatou-se que 75% dos estudantes conseguiram conceituar corretamente o processo de compostagem, 70% compreenderam o significado de resíduos sólidos, 86% acertaram a definição de reciclagem, 37% entenderam o conceito de reutilização e 75% reconheceram o princípio da sustentabilidade. Essa experiência ressalta a importância de vivências como a proposta neste estudo para a compreensão do conhecimento e o desenvolvimento de competências que preparam os alunos para agir de forma consciente, crítica e participativa na promoção da sustentabilidade e na construção de um mundo mais justo e equilibrado.