TCC Metodologias Aplicadas no ensino de Ciências e Matemática

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    O uso da gamificação como metodologia ativa no ensino de química na educação básica
    (2024) Oliveira, Rafael Luis Barros de; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; Souza, Carlos Alexsandro de Carvalho; Lopes, Cleylton Bezerra; Silva, Gessika Cecília Carvalho da
    O uso da gamificação como metodologia ativa no ensino de Química na educação básica proporciona um ensino reflexivo, coletivo, motivador, criativo e investigativo que ajuda no processo de ensino e aprendizagem. O principal referencial teórico-metodológico foi Souza (2019), Pereira e Leite (2023) e Kapp (2012). A escola e os professores precisam direcionar pedagogicamente as demandas das novas gerações que utilizam a internet e redes sociais constantemente em seus smartphones por meio de diversos aplicativos de entretenimento, unindo as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) com a gamificação para uma aprendizagem de Química mais eficiente. Assim, este trabalho utilizou a gamificação no conteúdo de funções orgânicas e da nomenclatura dos compostos orgânicos em duas turmas da terceira série do ensino médio na Escola de referência Monsenhor João Marques no município de Saloá-PE. Os jogos foram criados no ambiente virtual de duas plataformas: o Wordwall e Kahoot!. Posteriormente, realizou-se a coleta de dados com as suas turmas selecionadas por meio de um questionário composto de dezenove perguntas objetivas e três discursivas. De forma geral, os alunos acreditam que o uso dos aplicativos, das metodologias ativas, dos jogos ajuda na aprendizagem dos conteúdos de química. O acesso à internet é comum entre os alunos e ocorre principalmente pelo uso do celular. Portanto, esses resultados comprovam a importância do uso da gamificação no ensino de química por meio dos recursos didáticos digitais (RDD).
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    Compostagem artesanal: um relato de experiência pedagógica para a educação ambiental
    (2024-03-28) Santana, Rosane dos Santos de; Silva, Amanda Lys dos Santos; http://lattes.cnpq.br/4188154960985978; Pereira, Danielle dos Santos Tavares; http://lattes.cnpq.br/9518476590236582; Lima Filho, Adalberon Moreira de; http://lattes.cnpq.br/5204293561529304; Nicácio, Saulo Verçosa; http://lattes.cnpq.br/3794004314434608
    A compostagem artesanal surge como uma prática essencial na promoção da educação ambiental no ensino fundamental. Este estudo explora os benefícios dessa técnica sustentável, destacando uma experiência enriquecedora voltada para cultivar a consciência ambiental em alunos do 7o ano do ensino fundamental em uma escola pública no Distrito de Luziápolis, Campo Alegre, Alagoas. O objetivo deste trabalho é promover a compostagem artesanal como ferramenta pedagógica e avaliar, por meio de uma atividade gamificada, a compreensão de conceitos relacionados à educação ambiental. A pesquisa incluiu aulas expositivas sobre resíduos sólidos, compostagem e sustentabilidade, montagem e acompanhamento da composteira artesanal, seguidas por uma roda de conversa para apresentação dos resultados e a aplicação de um quiz no Kahoot com cinco perguntas sobre os temas abordados durante o projeto. Após a implementação das práticas pedagógicas, constatou-se que 75% dos estudantes conseguiram conceituar corretamente o processo de compostagem, 70% compreenderam o significado de resíduos sólidos, 86% acertaram a definição de reciclagem, 37% entenderam o conceito de reutilização e 75% reconheceram o princípio da sustentabilidade. Essa experiência ressalta a importância de vivências como a proposta neste estudo para a compreensão do conhecimento e o desenvolvimento de competências que preparam os alunos para agir de forma consciente, crítica e participativa na promoção da sustentabilidade e na construção de um mundo mais justo e equilibrado.