Identidades LGBTQIA+ silenciadas: rodas de conversa sobre diversidade sexual e de gênero na educação profissional e tecnológica de nível médio
Carregando...
Data
2021
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A diversidade sexual
e de gênero d as o s estudantes é uma das questões que se tem
evidenciado na escola nos últimos tempos , principalmente nas duas últimas décadas.
Nesse s entido, faz se imprescindível estudos para analisar como o espaço escolar,
sobretudo na Educação Profissional de nível médio, tem se colocado diante dessa
temática em termos de reflexão, currículo e inclusão. Aspectos ligados à diversidade
sexual e de gêne ro, quando não considerados no contexto escolar, podem
representar uma forma de exclusão JUNQUEIRA , 2009 ; BENTO , Nesse
contexto, o objetivo deste estudo é o de possibilitar es paços de discussões que
envolvessem as identid ades LGBTQIA+ em contextos formais de ensino na
Educação Profissional e Tecnológica (EPT) a partir da formação de rodas de
conversa com vistas à produção de um Produto Educacional. Este tema está
diretamente articulado à transversalidade do currículo escolar na modalidade da
Educaç ão Profissional e Tecnológica (EPT), uma vez que esta tem como ce rne a
perspectiva de educação crítico emancipatória RAMOS, 2014; PACHECO , 2011 )).
Um estudo com tal enfoque apresenta se relevante para refletir e propor um
cur rículo e uma escola que vise à inclusão da diversidade em seus programas de
ensino MISKOLCI , 2012; PELÚCIO , 2014). Desse modo, a pesquisa contou com
uma abordagem qualitativa, cujo método é o da pesquisa ação, embasado em
autores como Thiollent (2007), Barbier (2002) e Tripp (2005). Os pro cedimentos
metodológicos incluíram pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de
campo. Uma das principais técni cas de pesquisa utilizadas foram as Rodas de
Conversa com as/os participantes voluntárias/o s , envolvendo estudantes e técnicos
a ssistenciais com vistas à apreensão de suas vozes para a elaboração de um
Produto Educacional (PE). Instrumentos como questionários per fil, aplicados a
docentes, estudantes e pessoal técnico assistencial e questionários de satisfação
também compuseram a c oleta dos dados. Como resultados, constatamos que há um
fosso entre as normativas que orientam a inclusão da temática da diversidade sexu al
e de gênero no currículo e sua efetiva prática; todas/os alegam a necessidade de
uma abordagem mais sistemática dess a questão no currículo da instituição; e, ainda,
a aplicação do Produto Educacional, junto aos segmentos participantes da pesquisa,
comprovou sua efetividade no que tange à promoção de debates sistemáticos nesse
sentido.
Descrição
Palavras-chave
Diversidade se xual e de gênero . Identid ade. Currículo. Produto Educacional . Ensino.