Ginástica laboral na educação profissional e tecnológica: possibilidades de um vídeo educativo

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022

Currículo Lattes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

A s doenças de cunho psicológico têm despontado, chamando a atenção devido a forma como interferem na vida das pessoas afetando a qualidade de vida do indivíduo principalmente em seus aspectos físico, psicológico, social e emocional. E mbora tenha surgido com o intuito de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, a G inástica L aboral vem sendo amplamente utilizada como promotora da saúde física , mental e empregada em diferentes contextos . No contexto educacional ela ainda está muito restrita a pesquisas acadêmicas, carecen do de mais ações efetivas, dado os seus benefícios à saúde física e psicológica do estudante Esta pesquisa discorre sobre a elaboração de um Produto Educacional e foi norteada pela questão problema: como elaborar um Produto Educacional na forma de um vídeo educativo sobre Ginástica Laboral, que possa ser utilizado por qualquer aluno matriculado n os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino M édio como estratégia de prevenção e controle do estresse? Dessa forma, objetivou se analisar as possiblidades de inclusão da Ginástica Laboral nos Ensino Médio Integrado . A metodologia da pesquisa é qualitativa do tipo pesquisa ação. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos do Ensino Médio Integrado do I nstituto Federal de Alagoas , Campus Satuba. Os instrumentos de coleta de dados foram: um questionário diagnóstico e um questionário de avaliação do Produto Educ aciona l ( PE). Para analisar os dados, utilizamos a técnica de Análise de Conteúdo. As análises foram organizadas por categorias, da seguinte forma: questionário diagnósti co 1) Perfil dos estudantes; 2) A tividades de ocupação dos estudantes; 3) Relação entre sa úde e atividades escolares; 4) Atividades de lazer dos estudantes; questi onário de avaliação do P roduto E ducacional 1) A utope rcepção; 2) R elevância do conteúdo; 3) C lare za na abordagem e conteúdo; 4) D inamicidade. O quest ionário diagnóstico apresentou re sultados positivos em relação à pergunta norteadora da pes quisa, na medida em que serviu para orientar a construção do P roduto E ducacional . Os resultados obtidos por meio do questionário de avaliação do P roduto E ducacional mostraram que a atividade física está entre as atividades mais frequentemente citadas pelos estudantes no controle do estresse, por isso, acreditamos que a G inástica L aboral pode apresentar se como uma estratégia eficaz a ser explorada no contexto escolar como manejo no controle do estres se dos estudantes. Evidenciamos ainda que o vídeo é um recurso didático que possui elementos (linguagem, duração, clareza, dinamicidade, abordagem do conteúdo, som, imagem) que, quando bem explorados, conseguem transmitir a informação de forma eficaz. Adem ais, as fragilidades evidenciadas, relacionadas à dinamicidade, poderão contribuir com estudos futuros que utilizem o vídeo como recurso, na medida em que indicarão elementos que precisam ser aprimorados e mais bem explorados.

Descrição

Palavras-chave

Estresse, E ducação Profissi onal, Vídeo Educativo, Ginástica Laboral

Citação