O ensino de filosofia na educação profissional e tecnológica: produção de uma história em quadrinhos para o ensino de lógica
Carregando...
Data
2021-08-06
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
As histórias em quadrinhos (HQs) têm sido utilizadas como instrumento didático-
pedagógico em diferentes áreas do conhecimento. Na Filosofia, no entanto, ainda são
pouco utilizadas. Assim, o objetivo principal desta pesquisa é desenvolver um produto
educacional que, no formato de história em quadrinhos, possa contribuir no processo
educativo do componente curricular de Filosofia e na formação humana omnilateral
na Educação Profissional e Tecnológica no Ensino Médio Integrado, no contexto do
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas – IFAL. O estudo
investigativo é de cunho qualitativo e do tipo pesquisa-ação, cujo instrumento
metodológico, inclui o questionário fechado, cujos resultados encontrados
possibilitaram uma proposta de HQ para melhor compreensão dos conceitos
filosóficos por parte dos discentes nas aulas de filosofia do curso pesquisado e o
aperfeiçoamento da prática docente no ensino deste componente curricular.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de Filosofia, Educação Profissional e Tecnológica, Histórias em Quadrinhos, Ensino de Lógica, Teaching Philosophy, Professional and Technological Education, Comics, Logic Teaching