Trabalhando o pensamento computacional em alunos com deficiência visual

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Data

2023-12-15

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Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

Este projeto se concentra na aplicação do pensamento computacional e da lógica de programação para pessoas com deficiência visual, visando desenvolver uma aplicação de aprendizado acessível. Com o uso de blocos físicos 3D previamente desenvolvidos e QR codes, a aplicação oferece uma interface acessível e interativa, permitindo que os usuários montem algoritmos de forma tangível e passo a passo. Tudo isso está em conformidade com as diretrizes de acessibilidade web, proporcionando uma experiência adaptada para dispositivos móveis e leitores de tela. Após a implementação, foi realizada uma avaliação detalhada para analisar a eficácia da ferramenta. Este trabalho destaca os resultados dessa avaliação, bem como os aprendizados obtidos durante o desenvolvimento. O foco está na aplicabilidade prática da ferramenta no ensino de lógica de programação para pessoas com deficiência visual, com o objetivo de proporcionar uma experiência de aprendizado acessível e eficaz. Os resultados demonstraram que a ferramenta traz benefícios significativos para a aprendizagem de programação por parte das pessoas com deficiência visual, não apenas garantindo a inclusão desses alunos, mas também enriquecendo a qualidade do ensino como um todo.

Descrição

Palavras-chave

Lógica de programação, Deficientes visuais., Blocos físicos 3D, Aplicativo web progressivo

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