Trabalhando o pensamento computacional em alunos com deficiência visual
Carregando...
Data
2023-12-15
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Este projeto se concentra na aplicação do pensamento computacional e da lógica de programação para pessoas com deficiência visual, visando desenvolver uma
aplicação de aprendizado acessível. Com o uso de blocos físicos 3D previamente
desenvolvidos e QR codes, a aplicação oferece uma interface acessível e interativa, permitindo que os usuários montem algoritmos de forma tangível e passo a passo.
Tudo isso está em conformidade com as diretrizes de acessibilidade web,
proporcionando uma experiência adaptada para dispositivos móveis e leitores de
tela. Após a implementação, foi realizada uma avaliação detalhada para analisar a
eficácia da ferramenta. Este trabalho destaca os resultados dessa avaliação, bem
como os aprendizados obtidos durante o desenvolvimento. O foco está na
aplicabilidade prática da ferramenta no ensino de lógica de programação para
pessoas com deficiência visual, com o objetivo de proporcionar uma experiência de aprendizado acessível e eficaz. Os resultados demonstraram que a ferramenta traz benefícios significativos para a aprendizagem de programação por parte das
pessoas com deficiência visual, não apenas garantindo a inclusão desses alunos,
mas também enriquecendo a qualidade do ensino como um todo.
Descrição
Palavras-chave
Lógica de programação, Deficientes visuais., Blocos físicos 3D, Aplicativo web progressivo