O uso de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem em educação ambiental : um estudo de caso na escola municipal Joaquim Gama Filho
Carregando...
Data
2022-12-16
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/6572860892968512
http://lattes.cnpq.br/6052013891144666
http://lattes.cnpq.br/6052013891144666
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
O presente trabalho abordará as questões ambientais com foco na Educação
Ambiental (EA), mediante o uso de atividades lúdicas nas séries iniciais. A
Educação Ambiental deve ser entendida como um processo educativo que deve
começar na base, e a participação e envolvimento de todos são de suma
importância, família, escola e comunidade. Entender que não se deve somente
formar profissionais para o mercado de trabalho, mas cidadãos preocupados com o
meio onde vive, para que se torne agente transformador da realidade a qual está
inserido. A EA de acordo com a lei no 9.795 deveria estar presente em todos os
níveis do processo de ensino, pois a educação ambiental além de contribuir para a
formação do ser humano possibilita que o educando, por meio de ações concretas,
transforme sua realidade. Tem como objetivo geral a analise da extensão,
desenvolvida através do uso de atividades lúdicas no processo de ensino e
aprendizagem da educação ambiental, com crianças do 2o ao 5o ano do ensino
fundamental. E os objetivos específicos: levantamento do perfil ambiental; Trabalhar
o uso de atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem da educação
ambiental; Avaliar as relações do lúdico com a concepção ambiental. A metodologia
dividiu-se em três etapas: levantamento bibliográfico; concepção da visão ambiental
dos alunos através de atividades lúdicas; e avaliação dos resultados obtidos por
meio de apresentações relativas às questões ambientais. O projeto contribuiu não
apenas para conscientização das crianças, mas também para professores, diretores
e os demais funcionários da Escola Joaquim Gama Filho. A utilização de
metodologias diversificadas a qual foi empregada neste estudo garantiu uma melhor
interação por partes dos alunos, estimulando o interesse e maior compreensão dos
temas que foram abordados durante todo o estudo. Com as práticas lúdicas
percebemos uma melhor absorção dos alunos acerca do contexto ambiental, além
de reafirmar suas idéias a respeito dos assuntos ambientais propostos.
Descrição
Palavras-chave
Ensino, Lúdico, Consciência Ambiental, Teaching, Ludic, Environmental Awareness