Do estruturalismo saussuriano à abordagem sociointeracionista de linguagem: contribuições ao ensino da língua materna
Carregando...
Data
2022-04-07
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Este artigo é resultado de uma pesquisa bibliográfica qualitativa e de reflexões realizadas em sala
de aula sobre o ensino de língua Portuguesa e as teorias linguísticas. Ele tem o objetivo de analisar
a teoria saussuriana e algumas críticas relevantes sobre a linguagem que contribuam para o ensino
de língua até os processos de ensino aprendizagem na atualidade. Para alcançar este objetivo nos
fundamentamos nos postulados de Biazi, Dias (2007); Carvalho (2015); Dantas (2020); Geraldi
(2012); Macedo (2009); Santos Filhos (2012); Saussure (2012); Travaglia (2012). Contudo,
constatamos, que a teoria estruturalista contribuiu e continua trilhando caminhos para melhor
desenvolver o ensino aprendizagem na prática. Ajuda a compreender que na linguagem humana
existe a língua e a fala e como elas se tornam importantes no exercício diário de interação entre as
pessoas na sociedade. São estudos que favorecem melhores oportunidades de vida para o sujeito.
Descrição
Palavras-chave
Teorias linguísticas, Língua materna, Ensino, Lengua materna, Enseñando