A contribuição das histórias em quadrinhos na formação de leitores
Carregando...
Data
2021-12-17
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância e contribuição do
gênero História em Quadrinhos na formação de leitores e no incentivo à prática de
leitura nas aulas de Língua Portuguesa, das séries finais do ensino fundamental. A
pesquisa foi realizada em uma escola pública municipal, localizada no distrito Rocha
Cavalcante, União dos Palmares-AL, onde os dados foram coletados por meio de
questionários e observação nas salas de aula do 6° ano “B”, 7° ano “A”, 8° ano “A” e
9° ano “A”. Após todas as informações colhidas, foi feita uma análise e discussão
dos dados, sendo possível perceber que a HQ, sem dúvidas, é uma ferramenta
valorosa que pode contribuir de forma qualitativa com o processo de ensino e
aprendizagem e para o desenvolvimento da prática de leitura, pelo fato de ser um
gênero textual riquíssimo, que envolve texto e imagem, capaz de despertar no
sujeito o prazer pelo ato de ler, tornando o aluno um leitor competente. Portanto,
para que haja motivação nas aulas e participação por parte dos discentes se faz
necessário que o docente envolva em suas metodologias atividades que os levem a
relacionar a aula com sua realidade, pois quando se trabalha com elementos que
fazem parte do cotidiano deles a aprendizagem se torna significativa. Sendo assim,
é possível afirmar que as HQs devem estar presentes no meio educacional,
contribuindo para a formação de leitores.
Descrição
Palavras-chave
História em Quadrinhos, Leitura, Leitor, Gênero Textual, Comic book, Textual Genre, Reading, Reader