Uma prospecção do uso de metodologias ativas da educação no curso técnico em agropecuária – IFAL Campus Satuba

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-10-28

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/2185392104325917

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

As metodologias ativas representam abordagens educacionais que conferem aos estudantes o papel central no processo de aprendizagem, incentivando o engajamento, a motivação e a participação ativa. Além disso, essas abordagens promovem o desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Na pesquisa em questão, foi adotado o método qualitativo e quantitativo por meio de um questionário online, destinado aos ex-alunos do curso técnico em agropecuária – IFAL Campus Satuba. Portanto, o objetivo do trabalho é analisar as metodologias empregadas no Ensino Médio Profissionalizante no IFAL - Campus Satuba e quais abordagens de ensino-aprendizagem desempenharam um papel ativo no desenvolvimento dos ex-alunos. Diante desse contexto, os resultados da pesquisa revelaram pouca diversidade de métodos ativos no curso técnico em agropecuária, sendo em suma maioria seminários e aulas práticas de campo, acontecendo uma restrição no desenvolvimento dos estudantes a outras formas de aprendizado. Dessa forma, enfatiza-se a necessidade de incorporar diferentes metodologias ativas para enriquecer a formação dos discentes e ampliar suas perspectivas educacionais.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Ensino profissionalizante, Agropecuária

Citação