Uma prospecção do uso de metodologias ativas da educação no curso técnico em agropecuária – IFAL Campus Satuba
Carregando...
Data
2023-10-28
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/2185392104325917
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
As metodologias ativas representam abordagens educacionais que conferem aos
estudantes o papel central no processo de aprendizagem, incentivando o engajamento, a
motivação e a participação ativa. Além disso, essas abordagens promovem o
desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. Na pesquisa em questão,
foi adotado o método qualitativo e quantitativo por meio de um questionário online,
destinado aos ex-alunos do curso técnico em agropecuária – IFAL Campus Satuba.
Portanto, o objetivo do trabalho é analisar as metodologias empregadas no Ensino Médio
Profissionalizante no IFAL - Campus Satuba e quais abordagens de ensino-aprendizagem
desempenharam um papel ativo no desenvolvimento dos ex-alunos. Diante desse
contexto, os resultados da pesquisa revelaram pouca diversidade de métodos ativos no
curso técnico em agropecuária, sendo em suma maioria seminários e aulas práticas de
campo, acontecendo uma restrição no desenvolvimento dos estudantes a outras formas de
aprendizado. Dessa forma, enfatiza-se a necessidade de incorporar diferentes
metodologias ativas para enriquecer a formação dos discentes e ampliar suas perspectivas
educacionais.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Ensino profissionalizante, Agropecuária