Formação docente e prática pedagógica em contexto de sala de aula: percepções sobre os itinerários formativos na rede estadual de ensino de Alagoas
Carregando...
Data
2023-12-15
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/7860999451126182
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo relatar o desenvolvimento do trabalho de campo em uma escola estadual da rede pública de ensino em Alagoas. Trata-se de relato de experiência enfatizando os desafios e as perspectivas sobre os itinerários formativos do novo ensino médio. Essa pesquisa se apoia na compreensão do currículo como ferramenta crucial na construção dos processos educativos. Para
análise do currículo escolar, as teorias de Sacristán (2019), Silva (2007) e Pimenta (2002) são exploradas, oferecendo percepções para compreender o papel do currículo na estruturação do ensino. O foco específico do estudo recai sobre o Novo Ensino Médio (NEM) e os itinerários formativos, contextualizando-os à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (2017), como documento normativo que fornece
referencial importante para investigar a dinâmica educacional contemporânea. Além disso, a pesquisa se baseia também na perspectiva da formação docente, utilizando as diretrizes da BNC Professores (2019) e as contribuições de Saviani (2021) com o objetivo de relacionar teoria e prática nesse novo modelo de ensino voltado para o Ensino Médio. A metodologia utilizada é de caráter qualitativo, seguindo as
orientações de Gil (2002), a pesquisa busca relacionar as experiências, percepções e desafios enfrentados pelos profissionais da educação na implementação dos itinerários formativos explorando narrativas e vivências da sala de aula no contexto da rede estadual de ensino. Por fim, este estudo busca contribuir para a reflexão e o aprimoramento das práticas pedagógicas exigidas na contemporaneidade,
identificando desafios e delineando perspectivas que possam orientar a gestão educacional, a formação docente e o desenvolvimento curricular na rede estadual de ensino.
Descrição
Palavras-chave
Letras - Português, Prática pedagógica, Formação docente, Itinerários formativos, Currículo, Novo ensino médio