O uso da gamificação em uma turma de inglês do Curso Técnico do Pronatec
Carregando...
Data
2023-11-04
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/4886874291230497
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Aliar tecnologia e educação é um desafio diário que os professores precisam lidar. A
criatividade em sala de aula torna as aulas mais dinâmicas e cativa os estudantes por
meio de jogos, técnicas educacionais e metodologias ativas, conforme a BNCC. Um dos
fatores importantes a ser combatidos é a evasão escolar, que ocorre com frequência
tanto na educação básica como no ensino profissional e tecnológico. A ludicidade é um
caminho transformador na era digital, o que pode tornar as aulas de modelo tradicional
em um ensino interativo. A gamificação é uma estratégia a ser aplicada nesta pesquisa, a
fim de tornar as aulas mais atraentes. A inserção dos jogos se dá a partir do estudo sobre
a mobilidade e frequência com que os alunos estão empenhados em executar as
atividades do curso EaD. Esta pesquisa tem o objetivo de estudar uma turma de inglês
do Pronatec por intermédio da aplicação de jogos, quebrando a ideia de que os cursos
on-line não podem ser divertidos, por intervenção de um quiz relacionado ao conteúdo
abordado no AVA. O método de abordagem para esta pesquisa é qualitativo. Foi
aplicado um questionário on-line, através do Wordwall, enviado a uma turma de inglês
do Pronatec, constando 10 questões dos conteúdos do curso. Após a intervenção, um
formulário feito no Google Forms ficou disponível para que os alunos pudessem opinar
sobre o que acharam do jogo, se acreditam na importância da gamificação para o
aprendizado, entre outras questões relacionadas aos jogos na educação. Nosso estudo,
em uma turma de 50 alunos, mostrou que apenas 30% dos alunos conseguiram chegar
ao final e concluíram todas as atividades propostas. Observou-se que a gamificação foi
uma importante ferramenta nesta intervenção. Grande parte dos alunos se mostraram
interessados na aplicação da atividade. Evidenciando, assim, que é possível motivar os
alunos com a utilização de jogos educacionais, tornando as atividades mais interativas,
proporcionado aos alunos motivação para continuar na formação, tornando-se assim,
uma importante estratégia de combate à evasão escolar.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Gamificação, Tecnologia, Education, Gamification, Technology