Ensino e gramática: os dialetos nordestinos nas aulas de língua portuguesa
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Data
2022-08-11
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/6437290343442496
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Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Este trabalho consiste na análise do Ensino de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II quando
se propõe a inserção do dialeto nordestino em sala de aula. O nosso objetivo é verificar, através de
observações, como se comportam professor e aluno diante da variação linguística apresentada
através dos mais variados gêneros textuais, bem como perceber como se conciliam a gramática
normativa e a variação linguística no contexto escolar, sobressaindo-se como variante o dialeto da
região Nordeste, o qual é alvo de muito preconceito e considerado errado pelos falantes de outras
regiões do Brasil, isto levando em consideração a dimensão continental do país. A justificativa da
pesquisa é a importância de se compreender que a língua pode variar sem se caracterizar como um
erro, mas, varia de acordo com o lugar, com a classe social entre outros aspectos apresentados ao
longo do trabalho, aspectos estes norteados pela Sociolinguística Variacionista, a qual tem seu
precursor Labov. O aparato teórico metodológico adotado será Freitag e Lima (2010), Bagno (2008) e
Faraco (2007), que através da Sociolinguística acentuam a importância de compreender a
diversidade da língua e suas características, bem como inserir tal diversidade no currículo escolar.
Nos resultados, é possível perceber as dificuldades no processo de ensino aprendizagem, do docente
que precisa conciliar a gramática normativa com a variação linguística encontrada na língua materna,
e do discente, em compreender que a língua culta é necessária, mas a utilização de dialetos,
sotaques e gírias não é incorreto.
Descrição
Palavras-chave
Língua Portuguesa, Variação Linguística, Sociolinguística, Portuguese language, Linguistic Variation, Sociolinguistics