Sequência didática para o ensino da queda dos corpos com auxílio da plataforma de simulação VPYTHON

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024-01-31

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/7674322108175854

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de sequência didática integrada a um produto educacional, visando aprimorar o entendimento dos alunos acerca dos conceitos relacionados à queda dos corpos. Pautamos nossa discussão em torno da aprendizagem desse fenômeno, abrangendo seu desenvolvimento histórico, formalismo físico-matemático e destacando a relevância da inserção da tecnologia no ensino de Física, especialmente no uso de simulações como recurso pedagógico. Ademais, elaboramos uma sequência didática integrada a um produto educacional, desenvolvido na plataforma VPhyton, junto a um roteiro de prática experimental. Utilizamos na abordagem metodológica a pesquisa aplicada. A combinação do produto educacional com a sequência didática oferece um suporte significativo tanto para os docentes quanto para os discentes da educação básica, no que diz respeito ao ensino da queda dos corpos, bem como é uma poderosa ferramenta para desafiar e corrigir concepções do senso comum sobre esse tema.

Descrição

Palavras-chave

Queda livre, Simulação, Vphyton, Ensino de física, Free fall, Simulation, VPython, Physics education

Citação