O ensino de ciências e as metodologias da problematização frente às tentativas de integração curricular

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Data

2024-02-29

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/6840104158000102

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Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

A integração entre metodologias ativas e a progressão curricular no ensino fundamental é uma temática complexa e dinâmica no cenário educacional contemporâneo, bem como a articulação dessa progressão com a inserção de metodologias ativas. Com isso, este estudo busca compreender a implementação dessas práticas nos anos finais do ensino fundamental, especialmente em Ciências da Natureza, em consonância com as mudanças na organização curricular, especialmente delineadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A pesquisa se justifica pela necessidade de aprofundar a discussão sobre a integração entre a progressão e a organização curricular, aliada à eficácia das práticas metodológicas. No que se refere à metodologia do estudo, optou-se por uma pesquisa descritiva, buscando características detalhadas dos fenômenos e identificação de correlações entre variáveis. A abordagem qualitativa foi escolhida para promover diversidade e flexibilidade na compreensão das perspectivas analisadas. A pesquisa bibliográfica foi conduzida na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), abrangendo o período de 2017 a 2023. A análise e interpretação dos resultados foram realizadas por meio da análise de conteúdo guiada por Bardin (2016). Os resultados revelam duas categorias principais: metodologias ativas da problematização com foco em integração curricular e outros modelos de aprendizagem ativa com foco em integração curricular. As teses exploram a aplicação dessas metodologias, destacando a importância da integração curricular, autonomia do aluno e pensamento crítico. Conclui-se que a interligação entre metodologias ativas, progressão curricular e BNCC é vital para uma abordagem educacional mais eficaz e holística. A falta de estudos que abordem simultaneamente esses elementos destaca a necessidade de promover uma mudança de paradigma na pesquisa educacional, incentivando a colaboração interdisciplinar entre pesquisadores e a superação das resistências à mudança nas estruturas tradicionais. Essa abordagem pode contribuir para uma compreensão mais aprofundada do processo educacional e preparar os alunos para os desafios do século XXI.

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Palavras-chave

Ensino de ciências, Metodologias ativas da problematização, Integração curricular, Science teaching, Active problematization methodologies, Curricular integration

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