Educação especial na formação inicial de professores: uma análise dos currículos dos cursos de licenciatura em Química de Alagoas

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Data

2021-12-08

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Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

Esta pesquisa busca compreender como os currículos dos cursos de Licenciatura em Química do Estado de Alagoas dialogam e se dialogam com as concepções e percepções da Educação Especial. Com cunho qualitativo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com análise documental a fim de sistematizar os dados obtidos a partir das análises dos Projetos Pedagógicos dos Curso. Foram revisados todos os normativos legais que orientam a modalidade no Brasil, assim como a história por trás do desenvolvimento das políticas públicas que asseguravam/asseguram às pessoas com deficiência. Construiu-se seis categorias para análise de dados: “Normativos orientadores dos currículos dos cursos de Licenciatura em Química das instituições públicas do estado de Alagoas”, “Carga horária, semestres e núcleos por instituição”, “Eixos/núcleos e suas cargas horárias”, “Componentes que abordam conceitos importantes da Educação Especial de caráter não específico”, “Componentes específicos referentes a Educação Especial/Educação Inclusiva” e “Tópicos dos componentes curriculares específicos”, todos eles com a finalidade de sistematizar a organização curricular dos PPC’s analisados. Ao fim, dialogando essencialmente com as perspectivas de Minetto (2008), Silva (2010), Guebert (2007), conclui-se que os currículos das instituições de ensino analisadas não oferecem a formação necessária para que o futuro professor de química possa atuar com alunos com deficiência.

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Palavras-chave

Química, Licenciatura em Química - Normativos legais, Educação especial, Projetos Pedagógicos de Curso, Legal Regulations, Official curriculum

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