Criação e aplicação de jogos no ensino da álgebra

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-12-20

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/3676069263713971

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

Este estudo quantitativo e descritivo investigou o impacto da criação e aplicação de jogos matemáticos, desenvolvidos por alunos do 9o ano, na compreensão e no desempenho nos tópicos: frações, equações fracionárias, equações do 1o e 2o grau. Realizado em uma escola pública de Maceió, a pesquisa envolveu questionários pré e pós-implementação dos jogos, além da realização de uma Feira dos Jogos Matemáticos. Os resultados revelaram melhorias no entendimento e na resolução de problemas matemáticos após a intervenção, indicando um aumento de 156,1% na média das notas dos alunos. A abordagem lúdica e criativa na aprendizagem demonstrou-se eficaz, promovendo não só o domínio dos conceitos, mas também habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas e criatividade, sugerindo o potencial dos jogos educativos como estratégia promissora no ensino da matemática.

Descrição

Palavras-chave

Jogos matemáticos, Ensino de matemática, Aprendizagem lúdica, Álgebra, Mathematical games, Teaching mathematics, Playful learning, Algebra

Citação