Um relato de experiência com o Clube de Astronomia Isaac Newton
Carregando...
Data
2024-02-15
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/4295401001234809
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
A curiosidade e o fascínio pelos conhecimentos astronômicos são desde a Pré-
história, evidências disso, são as pinturas rupestres de constelações encontradas em
cavernas, outro forte indício de que se tinha interesse pela astronomia é o monumento
megalítico “Stonehenge” localizado no sul da Inglaterra usado para permitir
observações dos solstícios de verão e inverno. No Brasil o ensino de astronomia foi
trazido pelos jesuítas em 1534, mas não era um ensino baseado em experimentação,
só a partir do século XVI com auxílio do telescópio, começou a busca da explicação
da relação dos fenômenos astronômicos com a dinâmica da vida, da terra e do cosmo.
Nos dias atuais o ensino de astronomia está presente nos livros de ciências da
natureza para alunos do ensino básico, mas o grande desafio para os professores de
ciências é como ensinar essa ciência para os estudantes na sala de aula. Assim, o
objetivo desse artigo é mostrar que o “Clube de Astronomia” pode ser usado pelos
professores como uma grande ferramenta de ensino astronômico, repleta de
metodologias ativas que tem como principais objetivos: desenvolver e despertar o
senso crítico e cientifico dos estudantes; despertar o protagonismo juvenil; disseminar
o ensino de astronomia e astronáutica entre a sociedade; desenvolver as habilidades
necessárias para compreensão da vida e do cosmo.
Descrição
Palavras-chave
Astronomia, Astronáutica, Metodologias ativas, Protagonismo Juvenil, Astronomy, Astronautics, Active Methodologies, Youth Protagonism