O ensino de língua materna na perspectiva dos letramentos e das metodologias ativas: um estudo sociodiscursivo da linguagem na educação básica
Carregando...
Data
2023-09-05
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
O ensino de língua materna tem sido foco de debates e reflexões que tomam as
práticas e teorias que o fundamentam como objeto de análise. Por isso, esta pesquisa
problematiza sobre as implicações do ensino de língua a partir do estudo de
documentos oficiais educacionais como Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e
os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). O objetivo é compreender a relação
entre o ensino pautado em práticas que enfatizam a alfabetização e os diversos
letramentos e as propostas didáticas fundamentadas no uso de metodologias ativas
em sala de aula. Este estudo se situa no campo da Linguística Aplicada, que
compreende a linguagem em uma perspectiva de interação social (BAKTHIN, 1997),
nos estudos de letramento (KLEIMAN, 1995), em um ensino de língua pautado no
objetivo de desenvolver a competência comunicativa dos estudantes (BORTINI-
RICARDO, 2004) e nas abordagens que partem do ensino de língua de forma crítica
e reflexiva, considerando as realidades educacionais e aprendizagem significativa
(GERALDI, 2012; FARACO, 2017; MENDONÇA, 2006; NEVES, 2011; OLIVEIRA,
2010; FREIRE, 2019). O trabalho se caracteriza pela pesquisa bibliográfica para
compreensão do estado da arte sobre o tema e, em seguida, tem sua metodologia
complementada pela coleta de dados primários, acessados por meio da aplicação de
questionário na modalidade on-line, com objetivo de refletir sobre as compreensões
básicas sobre o ensino de língua portuguesa com professores da educação básica.
Diante das reflexões propostas, destacamos que, realmente, as ponderações sobre o
ensino de língua são necessárias, principalmente, para contribuir com uma formação
educacional de qualidade que seja embasada em um estudo pautado no diálogo, em
concepções de língua e linguagem que promovam uma compreensão da diversidade
da linguagem e da variedade da língua.
Descrição
Palavras-chave
Língua materna, Sociolinguística, Metodologias ativas, Mother language, Sociology, Active methodology