Utilizando smartphones como ferramenta educacional no ensino de física
Carregando...
Data
2024-03-26
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/5307567665812867
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Este estudo investiga a aplicação dos sensores de acelerômetro, giroscópio e lumino-sidade presentes nos smartphones como uma ferramenta didática para realizar expe-rimentos sobre o pêndulo simples no ensino de física. Também menciona vantagens, desvantagens e os desafios da utilização dos sensores mencionados para desenvol-vimento de uma atividade experimental para o ensino de física. Além disso, ressalta a importância das políticas educacionais para garantir uma integração segura e eficaz desses dispositivos na educação, enquanto aborda questões como distração, desi-gualdade de acesso e dependência tecnológica. Conclui que a incorporação dos smartphones na educação demanda um equilíbrio entre teoria e prática, respaldado por diretrizes educacionais adequadas.
Descrição
Palavras-chave
Física, Smartphones – Ferramenta educacional, Física – Ensino, Dependência tecnológica, Physics Teaching, Smartphones - Educational tool