Utilizando smartphones como ferramenta educacional no ensino de física

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2024-03-26

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/5307567665812867

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

Este estudo investiga a aplicação dos sensores de acelerômetro, giroscópio e lumino-sidade presentes nos smartphones como uma ferramenta didática para realizar expe-rimentos sobre o pêndulo simples no ensino de física. Também menciona vantagens, desvantagens e os desafios da utilização dos sensores mencionados para desenvol-vimento de uma atividade experimental para o ensino de física. Além disso, ressalta a importância das políticas educacionais para garantir uma integração segura e eficaz desses dispositivos na educação, enquanto aborda questões como distração, desi-gualdade de acesso e dependência tecnológica. Conclui que a incorporação dos smartphones na educação demanda um equilíbrio entre teoria e prática, respaldado por diretrizes educacionais adequadas.

Descrição

Palavras-chave

Física, Smartphones – Ferramenta educacional, Física – Ensino, Dependência tecnológica, Physics Teaching, Smartphones - Educational tool

Citação

Coleções