Trabalhos Acadêmicos e Técnicos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação TCC Letras-Português
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/520
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ação docente e letramento literário
Autor(es): Santos, Matheus Ferreira dos
Primeiro Orientador: Souza, Adriana Nunes de
Primeiro membro da banca: Lima, Rosangela Nunes de
Segundo membro da banca: Leite, Wilma Albuquerque da Silva
Resumo: As práticas de Letramento Literário no ensino de Língua Portuguesa dão-se, com um escopo maior, no Ensino Médio; contudo, essas práticas necessitam de um preparo do aluno anterior a esse contato, preparo este que, na maioria das vezes, é negligenciado. Assim, objetivamos a compreensão das relações entre as práticas de Letramento Literário escolar no Ensino Fundamental e o aumento ou decréscimo dessa prática no cotidiano; para isso, necessitou-se fazer claro o que é o Letramento Literário, observar as interações do alunado diante dos textos literário, além de contrastar os dados iniciais e finais da pesquisa para compreendermos esse fenômeno. Desse modo, o trabalho propõe uma análise do fenômeno do Letramento Literário na rede municipal de ensino de Arapiraca, Alagoas. A principal problemática tratada é compreender em que medida a ação docente para com o Letramento Literário em sala de aula instiga o aluno a desenvolver a prática letrada na Literatura, através de entrevistas, questionários e observações das interações dos alunos nas aulas. Dessa forma, a referida pesquisa propôs uma análise quali-quantitativa dos dados coletados através da pesquisa ação em uma sala de aula de 7° ano do Ensino Fundamental por intermédio da leitura e rodas de conversas sobre obras das Literaturas pertinentes ao desenvolvimento da cultura do letramento dos alunos. A pesquisa está fundamentada em Cosson (2006, 2021), Zilberman (2010), Kleiman (2005) e Soares (2020).
Abstract: Literary Literacy practices in teaching Portuguese language occur, with a greater scope, in High School; however, these practices require preparation from the student prior to this contact, a preparation that, in most cases, is neglected. Thus, we aim to understand the relationships between school Literary Literacy practices in Elementary School and the increase or decrease of this practice in everyday life; To achieve this, it was necessary to make clear what Literary Literacy is, observe student interactions with literary texts, in addition to contrasting the initial and final data of the research to understand this phenomenon. Thus, the work proposes an analysis of the phenomenon of Literary Literacy in the municipal education network of Arapiraca, Alagoas. The main problem addressed is to understand to what extent the teaching action towards Literary Literacy in the classroom encourages the student to develop literate practice in Literature, through interviews, questionnaires and observations of student interactions in classes. In this way, the aforementioned research proposed a qualitative and quantitative analysis of the data collected through action research in a 7th year elementary school classroom through reading and conversation circles about works of Literature relevant to the development of the culture of literacy from the students. The research is based on Cosson (2006, 2021), Zilberman (2010), Kleiman (2005) and Soares (2020).
Palavras-chave: Letramento literário
Ação docente
Ensino de literatura
Ensino crítico-reflexivo
Literary literacy
Teaching action
Literary teaching
Critical-reflective teaching
CNPq: LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Departamento: Campus Arapiraca
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/520
Data do documento: 1-Nov-2023
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