Ação docente e letramento literário
Carregando...
Data
2023-11-01
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/7178685670699540
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
As práticas de Letramento Literário no ensino de Língua Portuguesa dão-se, com um
escopo maior, no Ensino Médio; contudo, essas práticas necessitam de um preparo
do aluno anterior a esse contato, preparo este que, na maioria das vezes, é
negligenciado. Assim, objetivamos a compreensão das relações entre as práticas de
Letramento Literário escolar no Ensino Fundamental e o aumento ou decréscimo
dessa prática no cotidiano; para isso, necessitou-se fazer claro o que é o Letramento
Literário, observar as interações do alunado diante dos textos literário, além de
contrastar os dados iniciais e finais da pesquisa para compreendermos esse
fenômeno. Desse modo, o trabalho propõe uma análise do fenômeno do Letramento
Literário na rede municipal de ensino de Arapiraca, Alagoas. A principal problemática
tratada é compreender em que medida a ação docente para com o Letramento
Literário em sala de aula instiga o aluno a desenvolver a prática letrada na
Literatura, através de entrevistas, questionários e observações das interações dos
alunos nas aulas. Dessa forma, a referida pesquisa propôs uma análise
quali-quantitativa dos dados coletados através da pesquisa ação em uma sala de
aula de 7° ano do Ensino Fundamental por intermédio da leitura e rodas de
conversas sobre obras das Literaturas pertinentes ao desenvolvimento da cultura do
letramento dos alunos. A pesquisa está fundamentada em Cosson (2006, 2021),
Zilberman (2010), Kleiman (2005) e Soares (2020).
Descrição
Palavras-chave
Letramento literário, Ação docente, Ensino de literatura, Ensino crítico-reflexivo, Literary literacy, Teaching action, Literary teaching, Critical-reflective teaching