Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/511
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Utilização de maquetes como metodologia de aprendizagem para estudantes com deficiência intelectual |
Título(s) alternativo(s): | Using models as a learning methodology for students with intellectual disabilities |
Autor(es): | Santos, Jullyana Souza |
Primeiro Orientador: | Souza, Diogo dos Santos |
Primeiro membro da banca: | Gama, José Aparecido da Silva |
Segundo membro da banca: | Castilho, Fábio Francisco de Almeida |
Resumo: | O presente trabalho apresenta uma proposta de utilização de maquetes como ferramenta metodológica que proporcione de forma tangível e visual a transmissão de conhecimentos aos/às estudantes com Deficiência Intelectual. A Lei no 13.146/2015 reforça a importância da inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD’s) em escolas regulares e estabelece que as Instituições de Ensino devem adotar medidas para garantir a acessibilidade e a participação plena dessas pessoas. Assim, estabelecemos como objetivo principal do presente trabalho desenvolver uma maquete como proposta de interveção pedagógica que facilite o aprendizado e a compreensão de conceitos da Segurança do Trabalho por estudantes com Deficiência Intelectual. Nesse caminho, elencou-se osseguintes objetivos específicos: a) utilizar a estratégia de ensino baseada na experimentação; b) promover a acessibilidade e a inclusão educacional; c) estimular a exploração sensorial e cognitiva dos/as estudantes com deficiência intelectual. A Proposta de Intervenção será aplicada no Ifal – Campus Marechal Deodoro com estudantes da Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA/EPT), Curso de Cozinha, eixo tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer, na disciplina de Gestão Organizacional e Segurança do Trabalho (GOST). Os procedimentos metodológicos foram divididos em quatro etapas, são elas: abordagem dos conceitos de Segurança do Trabalho, definição do tema e do objetivo, planejamento, construção da maquete, apresentação, diálogo e armazenamento. Esperamos que ao participar da proposta os/as estudantes com Deficiência Intelectual desenvolvam habilidades sociais e estimulem o pensamento lógico, a percepção espacial, a resolução de problemas e a capacidade de organização. |
Abstract: | The present work presents a proposal for using models as a methodological tool that provides a tangible and visual way to transmit knowledge to students with Intellectual Disabilities. Law No. 13,146/2015 reinforces the importance of including people with disabilities in regular schools and establishes that Educational Institutions must adopt measures to guarantee accessibility and full participation of these people. Thus, we established the main objective of this work to develop a model as a proposal for a pedagogical intervention that facilitates the learning and understanding of Occupational Safety concepts by students with Intellectual Disabilities. Along this path, the following specific objectives were chosen: a) use a teaching strategy based on experimentation; b) promote educational accessibility and inclusion; c) stimulate the sensorial and cognitive exploration of students with intellectual disabilities. The Intervention Proposal will be applied at Ifal – Campus Marechal Deodoro with students from Youth and Adult Education Integrated with Professional and Technological Education (EJA/EPT), Cooking Course, technological axis: Tourism, Hospitality and Leisure, in the discipline of Organizational Management and Occupational Safety (GOST). The methodological procedures were divided into four stages, they are: approach to Occupational Safety concepts, definition of the theme and objective, planning, construction of the model, presentation, dialogue and storage. We hope that by participating in the proposal, students with Intellectual Disabilities will develop social skills and stimulate logical thinking, spatial perception, problem solving and organizational skills. |
Palavras-chave: | Maquete Deficiência Intelectual Segurança do Trabalho Mallet Intellectual Disability Workplace safety |
CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas |
Departamento: | Campus Maceió |
Nome do programa: | Especialização em Docência na Educação Profissional |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/511 |
Data do documento: | 9-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Jullyana Souza.pdf | 948,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.