Trabalhos Acadêmicos e Técnicos Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização Ciências Humanas
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/464
metadata.dc.type: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Utilizando tecnologias educacionais como ferramentas de ensino no curso técnico de nível médio em manutenção de máquinas industriais
metadata.dc.creator: Almeida, Thiago Melo de
metadata.dc.contributor.advisor1: Bezerra, Fábio Marques
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Eduardo Cabral da
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Taysa Kawanny Ferreira
metadata.dc.description.resumo: O presente artigo tem como objetivo principal analisar a implementação planejada de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no curso Técnico em Manutenção de Máquinas Industriais, oferecido na Unidade Operacional Gustavo Paiva do Senai Poço (AL), como uma estratégia de aprimoramento da educação profissionalizante em resposta às demandas da revolução tecnológica do século XXI. Como objetivo específico, abordamos a reconfiguração do papel do educador como facilitador ativo do processo de aprendizagem, utilizando as TICs como mediadoras desse processo, analisando a aplicação do estudo adaptativo e o uso de plataformas e recursos tecnológicos para individualização do ensino, a fim de atender às necessidades variadas dos alunos, desenvolvendo um planejamento de intervenção detalhado, visando à melhoria eficaz do processo educacional. Para atingir esses objetivos, foi utilizada uma abordagem baseada na análise de práticas educacionais inovadoras e revisão de literatura especializada baseada na compreensão de que as TICs não são apenas ferramentas, mas podem ser utilizadas como mediadoras essenciais do processo de aprendizagem. Incorporamos teorias de aprendizagem construtivista e conectivista para fundamentar nossa proposta, enfatizando a importância da personalização do ensino por meio de abordagens adaptativas e interativas para uma implementação estratégica das TICs. Os resultados esperados se refletem em uma educação mais dinâmica, personalizada e direcionada para a prática industrial, preparando os alunos de maneira mais eficaz para enfrentar as demandas contemporâneas da indústria. Essa abordagem promoverá uma cultura de inovação no ambiente educacional, reconhecendo que a implementação das TICs na educação profissionalizante enfrenta desafios atuais, incluindo a necessidade de capacitação contínua dos educadores e a superação de barreiras digitais, preparando os alunos para as demandas contemporâneas e fomentando uma cultura de inovação no ambiente educacional.
Resumen : The main objective of this article is to analyze the planned implementation of Informa- tion and Communication Technologies (ICTs) in the Industrial Machine Maintenance Technician course, offered at the Gustavo Paiva Operational Unit of Senai Poço (AL), as a strategy to improve professional education. in response to the demands of the technological revolution of the 21st century. As a specific objective, we address the reconfiguration of the role of the educator as an active facilitator of the learning pro- cess, using ICTs as mediators of this process, analyzing the application of adaptive study and the use of platforms and technological resources to individualize teaching, in order to meet to the varied needs of students, developing detailed intervention plan- ning, aiming to effectively improve the educational process. To achieve these objecti- ves, an approach was used based on the analysis of innovative educational practices and a review of specialized literature based on the understanding that ICTs are not just tools, but can be used as essential mediators of the learning process. We incorporated constructivist and connectivist learning theories to support our proposal, emphasizing the importance of personalizing teaching through adaptive and interactive approaches for a strategic implementation of ICTs. The expected results are reflected in a more dynamic, personalized and industrial practice-oriented education, preparing students more effectively to face the contemporary demands of the industry. This approach will promote a culture of innovation in the educational environment, recognizing that the implementation of ICTs in vocational education faces current challenges, including the need for continuous training of educators and overcoming digital barriers, preparing students for contemporary demands and fostering a culture of innovation in the edu- cational environment.
Palabras clave : Tecnologias Educacionais
Ensino-aprendizagem
Ferramentas Educacionais
Educational Technologies
Teaching-learning
Educational Too
metadata.dc.subject.cnpq: CIENCIAS HUMANAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Editorial : Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
metadata.dc.publisher.department: Campus Maceió
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Docência na Educação Profissional
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/464
Fecha de publicación : 21-oct-2023
Aparece en las colecciones: Ciências Humanas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC_Thiago Melo de Almeida.pdf324,24 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.