Prancha para gráficos: uma ferramenta didática para o ensino de função Afim
Carregando...
Data
2023-10-31
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/6078067993869888
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Os materiais manipuláveis permitem aos alunos compreenderem conceitos
matemáticos de forma mais visível, construindo conhecimento de forma ativa e
colaborativa, desenvolvendo habilidades socioemocionais, criatividade e autonomia.
E como objetivo geral de estudo buscou-se apresentar uma análise do uso de material
didático manipulável para ensinar Função Afim, visando proporcionar aos alunos uma
aprendizagem mais significativa e dinâmica. E como pergunta norteadora do estudo
indaga-se: Como melhorar o ensino e a aprendizagem de Função Afim na disciplina
de matemática utilizando Prancha para Gráficos como material didático manipulável?
O material didático utilizado em nossa pesquisa foi a Prancha para Gráfico, material
idealizado e desenvolvido durante a disciplina de Laboratório de Ensino da
Matemática V, ofertada no curso de Licenciatura em Matemática do IFAL Maceió. O
estudo apresenta uma revisão bibliográfica e de campo sobre as possibilidades e
diversidades de materiais manipuláveis para o Ensino de Matemática, junto com uma
proposta de como utilizar a prancha para gráficos em sala de aula. A proposta foi
aplicada em uma turma do 1o ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico, no Instituto
Federal de Alagoas (IFAL), campus Maceió, a fim de analisar os benefícios que as
atividades com materiais manipuláveis oferecem. A utilização desse material
manipulável para ensinar Função Afim traz inúmeras vantagens para os estudantes,
além de proporcionar uma aprendizagem mais interessante e envolvente. Diante
disso, verificou-se que com o uso desse recurso manipulável, o processo de ensino e
aprendizagem da Função Afim se tornou muito mais dinâmico e participativo,
permitindo aos alunos compreender o conteúdo de forma prazerosa e com maior
facilidade.
Descrição
Palavras-chave
Função Afim, Materiais Manipuláveis, Prancha para Gráficos, Ensino de Matemática, Affine Function, Manipulable Materials, Graphics Board, Teaching Mathematics