Teste Cloze compreensão de dígrafos com estudantes do 6º ano e da EJA: um estudo comparativo
Carregando...
Data
2023-11-30
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/3648321506790697
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
O presente trabalho visa analisar o processo de aquisição da linguagem escrita de
estudantes do 6 ano e da Educação de Jovens e Adultos, por meio de um estudo
comparativo. A partir das teorias da aquisição da linguagem pelos vieses da
Psicologia Behaviorista, Epistemologia genética e interacionismo, bem como a
aquisição da linguagem pela Linguística, com gerativismo e Conexionismo. Além
disso, utilizou-se teorias da aquisição da escrita por Emília Ferreiro e Ana Teberosky
(1991). Através do método hipotético-dedutivo, e a pesquisa do tipo descritiva,
utilizou-se o teste Cloze de compreensão; para a realização dessa técnica, visando
analisar os conhecimentos prévios dos estudantes, recorremos ao conteúdo
correspondente a sua série escolar, sendo este, dígrafos consonantais. A partir da
seguinte investigação é possível traçar estratégias pedagógicas e comportamentais
pautadas em dados diversificados, tendo em vista a perspectiva sociocultural que
abrange os dois grupos observados, sendo eles, de faixa etária totalmente distinta,
fator determinante para a análise de dados. Os resultados mostram significativas
lacunas no processo de aquisição da escrita dos alunos que cursam o ensino
fundamental II, que revelam desafios, enquanto os alunos da EJA, que apresentam
processo educacional fragmentado, obtiveram resultados satisfatórios na
compreensão dos dígrafos. Pode-se explicar tais resultados através das
características essenciais do aprendizado, pois, ele acarreta vários processos do
desenvolvimento internamente, os quais, funcionam apenas quando o indivíduo
interage com seu ambiente de convívio, sendo assim, o estudo comparativo permite
averiguar o nível de percepção de acordo com as vivências de cada grupo estudado.
Essas percepções são processos mentais, segundo a teoria sociocultural de
Vygotsky, fazendo parte da formação do pensamento humano. Assim os processos
de internalização influenciam na formação dos conceitos científicos desenvolvidos
na escola, ou seja, há saberes que os indivíduos aprendem antes mesmo de
frequentar a escola. Por fim, é através de diferentes correntes teóricas que se
observa concepções distintas no processo de aquisição da linguagem escrita.
Descrição
Palavras-chave
Teste Cloze, Aquisição da escrita, Dígrafos, Estudo comparativo, Cloze test, Acquisition of writing, Digraphs, Comparative study