Retorno gradual de atividades escolares presenciais suspensas devido a COVID-19

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-03-25

Currículo Lattes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

A modalidade de ensino remoto, utilizada por escolas durante o surgimento da pandemia causada pela COVID-19, trouxe vários impactos relacionados ao processo de aprendizagem, como também na relação entre os membros da comunidade escolar. Com a diminuição dos casos, após a vacinação, as escolas retornaram para o ensino presencial. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção dos estudantes de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) - campus Penedo - a respeito da retomada das aulas presenciais. Foi realizado através da metodologia de pesquisa-ação, com aplicação de questionário e discussão em grupo focal para diagnóstico da situação e proposição de melhorias. Após apontamento dos principais desafios e expectativas por parte dos alunos, foi proposto como ação resultante do estudo a realização de atividades de recepção aos professores e alunos. Tais ações visaram estreitar o diálogo, promover a compreensão mútua e tornar o momento de readaptação às atividades presenciais harmonioso e gradativo.

Descrição

Palavras-chave

Educação Profissional e Tecnológica, Grupos focais, Ensino remoto, Aula presencial, Ambiente escolar

Citação