O meio ambiente é inclusivo: trilha para alunos com especificidades visuais
Carregando...
Data
2023-10-25
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/8138556735273946
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Promover a inclusão de alunos com algum tipo de deficiência é dever de toda comunidade escolar. O
professor precisa lançar mão de metodologias que contemplem as diferenças de todos os alunos, sejam
eles com deficiência ou não. Neste contexto, o objetivo desse plano de intervenção é promover uma
atividade prática de educação ambiental para alunos com especificidade visual da rede de ensino municipal de Maceió-AL. A prática constará de uma trilha em reserva ecológica ou parque municipal. A equipe será formada por 1 professor e 6 monitores e a turma será formada por 12 alunos com deficiência visual. Inicialmente será realizada uma caminhada em trilha da área, onde os alunos poderão observarem a natureza através de sons, cheiros e texturas da floresta. Após a caminhada será realizada uma prática de meditação guiada onde o aluno será estimulado a “sentir” a natureza, através de conexão com ambiente, fazendo uso dos sons e cheiros da floresta, em seguida será realizado um lanche ecológico onde degustarão sucos, doces e frutas nativas, e para terminar será realizada uma roda de conversa onde os alunos compartilharão suas experiências adquiridas durante a prática. Espera-se com essa prática promover a inclusão dos alunos com deficiência visual não apenas aos conteúdos didáticos mais principalmente ao meio ambiente.
Descrição
Palavras-chave
Inclusão, Educação ambiental, Ensino, Inclusion, Environmental education, Teaching