Metodologias ativas na educação profissional e tecnológica: o saneamento ambiental na formação do técnico em meio ambiente
Carregando...
Data
2023-10-09
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/2598153346850335
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
A Educação Profissional e Tecnológica se apresenta como uma área de Ensino que visa a
formação para o exercício das profissões. Entretanto, é percebido, ao longo dos anos, a
necessidade de proporcionar para os/as estudantes métodos de ensino que visem a formação
humana, buscando não apenas formar um profissional, mas um cidadão/ã. Nesse contexto, têm-
se as metodologias ativas que consistem em um método de ensino centrado no/a estudante,
tendo o/a professor/a como mediador/a. Por conseguinte, proporciona-se aos/às discentes o
desenvolvimento de competências e habilidades de modo a torná-los/as protagonistas do seu
próprio conhecimento, contribuindo para uma formação acadêmica, profissional e social. Desta
forma, este trabalho apresenta como objetivo desenvolver e aplicar uma proposta de intervenção
no processo de ensino e aprendizagem relacionados ao componente curricular “Saneamento
Ambiental”, presente na grade curricular do 2o ano do Curso Técnico Integrado ao Médio em
Meio Ambiente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, Campus
Marechal Deodoro. A atividade visa o desenvolvimento de habilidades e competências que
possam estabelecer elo entre o trabalho e o desenvolvimento humano. Para tanto, realizou-se
uma pesquisa de campo, do tipo exploratória sob o método de pesquisa de intervenção, norteado
pelas metodologias ativas: atividades baseadas em problemas, atividades baseadas em projeto
e estudos de casos. Como resultados, observou-se que o processo de intervenção desenvolvido
possibilitou o trabalho cooperativo entre os/as participantes envolvidos/as, espaço em que
buscaram por solução de problemas e a realização de projetos de grande relevância para suas
comunidades. Ao final do estudo, notou-se que as atividades propostas foram de considerável
relevância para o processo de aprendizagem.
Descrição
Palavras-chave
Metodologias ativas, Saneamento Ambiental, Aprendizagem, Active Methodologies, Environmental Sanitation, Learning