O uso das tecnologias no PROEJA: inclusão, exclusão e suas implicações na aprendizagem em tempos de pandemia

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2023-11-06

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/9782549016670079

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

O presente trabalho é uma pesquisa do tipo bibliográfica e analisa o processo de ensino-aprendizagem com uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) na modalidade de ensino técnico integrado para jovens e adultos (Proeja), em período pandêmico. O objetivo principal foi identificar estudos que verificam os impactos do ensino remoto neste público específico durante a pandemia da corona vírus (SARS-COVD 2). A pesquisa constatou dificuldades de acesso à internet de alta velocidade, o uso restrito de tablets, notebooks, celulares, como também questões relacionadas à disponibilidade de tempo para realizar tarefas nos momentos assíncronos e comparecimento às aulas síncronas. A metodologia da pesquisa incluiu levantamento dos dados em repositórios institucionais disponíveis nas plataformas Scielo e Google Acadêmico produzidos de 2020 a 2023 sobre o ensino para Jovens e Adultos, com ênfase no Proeja, modalidade que integra o ensino técnico ao médio nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Os principais buscadores utilizados foram EJA, Proeja, Ensino Remoto, COVID19 + ERE, TDIC’s + Proeja. O estudo observou dados relativos ao processo de ensino- aprendizagem e que se relacionam com inclusão ou exclusão, bem como sugestões apresentadas pelos pesquisadores da área. Assim, foram identificadas melhorias na aplicação das TDIC’s na educação de jovens e adultos em cenário de descontinuidades governamentais e restrições de recursos públicos para uso das TDIC’s nas escolas públicas. A investigação constatou aspectos do ensino, mediados pelas TDIC’s, em diferentes contextos de dificuldades vivenciadas pelos/as discentes e a precarização do ensino. Conclui-se que há possibilidades de melhorias a partir da integração entre tecnologias e uma educação acolhedora e participante das decisões do cotidiano.

Descrição

Palavras-chave

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s), Processos de ensino-aprendizagem mediados pelas TDIC’s, Proeja, aprendizagem em tempos de pandemia, Digital Information and Communication Technologies (DICTs), Teaching- learning processes mediated by DICTs, learning in times of pandemic

Citação