Planejando o ensino de língua portuguesa em tempos de pandemia: reinvenções da docência
Carregando...
Data
2023-11-24
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Esta pesquisa apresenta uma investigação sobre o planejamento para o Ensino de
Língua Portuguesa (ELP) em período de pandemia, atentando-se para o Ensino
Remoto Emergencial (ERE) e suas respectivas peculiaridades. Toda a discussão
está pautada no elemento norteador que organiza os processos de ensino e
aprendizagem escolar, levando ao alcance de metas estipuladas. Tal estudo
desenvolveu-se a partir da vivência de docentes em uma situação atípica, a
pandemia da COVID-19, e desse modo, foi feita uma exploração dos
recursos/ferramentas que foram contemplados no planejamento didático mediado
pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), durante o ERE. A
investigação foi realizada com docentes de Língua Portuguesa dos municípios de
Girau do Ponciano e Arapiraca, atuantes em escolas municipais, estaduais e no
Instituto Federal de Alagoas (IFAL). A abordagem metodológica, está centrada na
pesquisa qualitativa, configurando-se, a princípio, em um estudo de caso e para a
coleta de dados, fez-se uso de entrevista semiestruturada e questionário semiaberto,
os quais foram aplicados somente a docentes, no entanto, em razão da ausência de
informações concluintes para o estudo, foi necessário ampliar o estudo de caso para
uma revisão integrativa. Dentre as análises de estudos os autores que foram base
para este estudo foram De Lacerda e Junior (2021), Mesquita e Mandú (2020)
Morais (2020) e Rodrigues (2021), em razão de serem estudos mais recentes. Os
resultados das coletas evidenciaram reinvenções docentes para o acontecimento de
aulas remotas. Mostrou-se a necessidade das formações continuadas para os
professores da educação básica, com vista ao enfrentamento de diferentes
realidades que possam vir a surgir. Foram relatadas as dificuldades enfrentadas por
docentes e alunos, e as noções de planejamento, enquanto instrumento presente no
cotidiano escolar. Os resultados sinalizam que os docentes foram surpreendidos
com o ensino remoto, pois não estavam preparados para esse tipo de evento.
Entretanto, para lidar com essa situação, os docentes procuraram diferentes
ferramentas para que fossem mantidos os processos de ensino e aprendizagem no
período da pandemia.
Descrição
Palavras-chave
Planejamento, Ensino de língua portuguesa, Ensino remoto, Planning, Portuguese language teaching, Remote learning