Oficinas de libras como recurso inclusivo na formação continuada de professores da educação profissional e tecnológica

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Data

2023-10-24

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/3459795310390998

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Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

A inserção da Língua Brasileira de Sinais – Libras, no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica é de suma importância para o desenvolvimento das práticas pedagógicas que visam à inclusão acadêmica das pessoas com surdez. Embora a Libras tenha sido reconhecido oficialmente em território nacional, pela Lei Federal no 10.436/2002 e pelo Decreto no 5626/2005 ainda é desconhecida pela imensa maioria da população (BRASIL, 2002; 2005) e continua sendo encarada, equivocadamente, apenas como um conjunto de gestos naturais ou utilizados pelos surdos na ausência da oralidade. Com isso, que se faz necessário durante o estágio do Curso profissionalizante de Intérprete/tradutor de Libras a realização de Oficinas de Libras com professores da escola polo, possibilitando ao corpo docente e demais interessado na temática, aprender e conhecer a legalidade da Libras desenvolvendo técnicas de tradução, interpretação, expressões, dando ênfase na língua, cultura e identidade surda, para que essa iniciativa se torne uma proposta inclusiva de responsabilidade social do Instituto Federal de Alagoas – IFAL.

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Palavras-chave

Inclusão, Formação de professores, Oficina de Libras, Educação profissional, Inclusion, Teacher training, Libras workshop, Professional education

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