Oficinas de libras como recurso inclusivo na formação continuada de professores da educação profissional e tecnológica
Carregando...
Data
2023-10-24
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/3459795310390998
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
A inserção da Língua Brasileira de Sinais – Libras, no âmbito da Educação
Profissional e Tecnológica é de suma importância para o desenvolvimento das
práticas pedagógicas que visam à inclusão acadêmica das pessoas com surdez.
Embora a Libras tenha sido reconhecido oficialmente em território nacional, pela Lei
Federal no 10.436/2002 e pelo Decreto no 5626/2005 ainda é desconhecida pela
imensa maioria da população (BRASIL, 2002; 2005) e continua sendo encarada,
equivocadamente, apenas como um conjunto de gestos naturais ou utilizados pelos
surdos na ausência da oralidade. Com isso, que se faz necessário durante o estágio
do Curso profissionalizante de Intérprete/tradutor de Libras a realização de Oficinas
de Libras com professores da escola polo, possibilitando ao corpo docente e demais
interessado na temática, aprender e conhecer a legalidade da Libras desenvolvendo
técnicas de tradução, interpretação, expressões, dando ênfase na língua, cultura e
identidade surda, para que essa iniciativa se torne uma proposta inclusiva de
responsabilidade social do Instituto Federal de Alagoas – IFAL.
Descrição
Palavras-chave
Inclusão, Formação de professores, Oficina de Libras, Educação profissional, Inclusion, Teacher training, Libras workshop, Professional education