ChatGPT e Educação: um estudo da utilização pelos professores dos espaços inovadores do ifal.
Carregando...
Data
2023-10-02
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/6192095111582332
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Este trabalho tem como objetivo investigar os desafios e benefícios da utilização da IA generativa ChatGPT pelos instrutores dos cursos dos espaços Makers do Instituto Federal de Alagoas - IFAL, compostos pelos Espaços 4.0, COLAB e IFMakers. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa quanli-quanti por meio de um questionário elaborado no Google Forms, aplicado a instrutores dos espaços inovadores do IFAL. O questionário
continha questões de caracterização dos participantes e perguntas sobre a utilização, opiniões e percepções em relação à ferramenta da IA na educação. Os resultados foram apresentados de forma gráfica e revelaram insights sobre a percepção dos professores em relação a IA generativa da OPEN AI, seu potencial uso em sala de aula e preocupações éticas e de aprendizagem. Além disso, foi demonstrado se é possível identificar a utilização de IA para a
construção de um texto citando alguns exemplos já existentes e outros que podem ser implementados.
Descrição
Palavras-chave
Inteligência Artificial, IA na educação, ChatGPT, OPEN AI, Espaços Inovadores - IFAL, Artificial Intelligence, AI in Education, IFAL's Innovative Spaces