Trabalhos Acadêmicos e Técnicos Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização Ciências Humanas
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/350
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Palestra de educação em saúde: uma intervenção pedagógica no Campus Coruripe do Instituto Federal de Alagoas
Autor(es): Silva, Allan Ferreira Fradique da
Primeiro Orientador: Bezerra, Fábio Marques
Primeiro membro da banca: Santos, Taysa Kawanny Ferreira
Segundo membro da banca: Costa, Dannielle de Lima
Resumo: A utilização de uma palestra como recurso pedagógico na educação profissional e tecnológica é capaz de proporcionar um ensino-aprendizagem que possibilite a construção e ampliação do conhecimento. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância e as potencialidades de uma palestra a ser utilizada como recurso educacional. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório do tipo pesquisa- ação, em que foi realizado uma intervenção pedagógica através da realização de uma palestra de educação em saúde no campus do Instituto Federal de Alagoas na cidade de Coruripe. A palestra com o foco em conscientizar sobre as consequências do uso de substâncias tóxicas, foi ministrada para 14 alunos do 3o ano do curso técnico em mecânica. Os resultados demonstram que 13 alunos afirmaram que a apresentação foi capaz de trazer conhecimentos relevantes. As informações transmitidas também foram capazes de proporcionar que 12 alunos afirmassem que o conhecimento obtido irá contribuir para que os mesmos não pretendam fazer uso de substâncias tóxicas. Através dos resultados obtidos é possível afirmar que a utilização da palestra como recurso pedagógico têm eficácia no processo de ensino- aprendizagem, contribuindo com a formação educacional.
Abstract: The use of a lecture as a pedagogical resource in professional and technological education is capable of providing teaching-learning that enables the construction and expansion of knowledge. The general objective of this work is to analyze the importance and potential of a lecture to be used as an educational resource. This is an exploratory qualitative study of the research-action type, in which a pedagogical intervention was carried out through a health education lecture on the campus of the Federal Institute of Alagoas in the city of Coruripe. The lecture focused on raising awareness about the consequences of the use of toxic substances, was given to 14 students of the 3rd year of the technical course in mechanics. The results show that 13 students stated that the presentation was able to bring relevant knowledge. The transmitted information was also able to provide 12 students with affirming that the knowledge obtained will contribute to their not intending to use toxic substances. Through the results obtained, it is possible to state that the use of the lecture as a pedagogical resource is effective in the teaching-learning process, contributing to educational training.
Palavras-chave: Palestra
Recurso pedagógico
Educação em saúde
Lecture
Pedagogical resource
Health education
CNPq: CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Departamento: Campus Maceió
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/350
Data do documento: 21-Out-2023
Aparece nas coleções:Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Allan Ferreira Fradique da Silva.pdf465,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.