Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/350
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Palestra de educação em saúde: uma intervenção pedagógica no Campus Coruripe do Instituto Federal de Alagoas |
Autor(es): | Silva, Allan Ferreira Fradique da |
Primeiro Orientador: | Bezerra, Fábio Marques |
Primeiro membro da banca: | Santos, Taysa Kawanny Ferreira |
Segundo membro da banca: | Costa, Dannielle de Lima |
Resumo: | A utilização de uma palestra como recurso pedagógico na educação profissional e tecnológica é capaz de proporcionar um ensino-aprendizagem que possibilite a construção e ampliação do conhecimento. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a importância e as potencialidades de uma palestra a ser utilizada como recurso educacional. Trata-se de um estudo qualitativo exploratório do tipo pesquisa- ação, em que foi realizado uma intervenção pedagógica através da realização de uma palestra de educação em saúde no campus do Instituto Federal de Alagoas na cidade de Coruripe. A palestra com o foco em conscientizar sobre as consequências do uso de substâncias tóxicas, foi ministrada para 14 alunos do 3o ano do curso técnico em mecânica. Os resultados demonstram que 13 alunos afirmaram que a apresentação foi capaz de trazer conhecimentos relevantes. As informações transmitidas também foram capazes de proporcionar que 12 alunos afirmassem que o conhecimento obtido irá contribuir para que os mesmos não pretendam fazer uso de substâncias tóxicas. Através dos resultados obtidos é possível afirmar que a utilização da palestra como recurso pedagógico têm eficácia no processo de ensino- aprendizagem, contribuindo com a formação educacional. |
Abstract: | The use of a lecture as a pedagogical resource in professional and technological education is capable of providing teaching-learning that enables the construction and expansion of knowledge. The general objective of this work is to analyze the importance and potential of a lecture to be used as an educational resource. This is an exploratory qualitative study of the research-action type, in which a pedagogical intervention was carried out through a health education lecture on the campus of the Federal Institute of Alagoas in the city of Coruripe. The lecture focused on raising awareness about the consequences of the use of toxic substances, was given to 14 students of the 3rd year of the technical course in mechanics. The results show that 13 students stated that the presentation was able to bring relevant knowledge. The transmitted information was also able to provide 12 students with affirming that the knowledge obtained will contribute to their not intending to use toxic substances. Through the results obtained, it is possible to state that the use of the lecture as a pedagogical resource is effective in the teaching-learning process, contributing to educational training. |
Palavras-chave: | Palestra Recurso pedagógico Educação em saúde Lecture Pedagogical resource Health education |
CNPq: | CIENCIAS HUMANAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas |
Departamento: | Campus Maceió |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/350 |
Data do documento: | 21-Out-2023 |
Aparece nas coleções: | Ciências Humanas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Allan Ferreira Fradique da Silva.pdf | 465,62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.