Superação de paradigmas capacitistas e das barreiras atitudinais inerentes à inclusão da pessoa com deficiência
Carregando...
Data
2023-09-20
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/2069423939564660
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Este artigo objetivou propor uma intervenção pedagógica ao Campus Benedito Bentes do Instituto
Federal de Alagoas, construída a partir de dados levantados em entrevistas aplicadas ao
Coordenador e a um Docente do curso "Técnico em Logística", que consiste na incorporação de uma
aula expositiva na disciplina desse curso “Comportamento Organizacional”, que tem como tema a
imprescindibilidade da superação dos paradigmas capacitistas em relação à presença da pessoa
com deficiência no ambiente de trabalho. Consiste em um estudo de caso com abordagem
qualitativa, que utilizou como procedimento técnico um levantamento bibliográfico nos autores
Lanchotti (2005), Lippo (2012), Leite (2012) e Mello (2016) e, pesquisa de campo, na qual foram
aplicadas entrevistas ao Coordenador e a um Docente desse curso, onde os dados coletados foram
tratados pelo método indutivo de análise, realizado no ano letivo de 2023. Os entrevistados
revelaram que o grande desafio consiste na dificuldade de quebrar paradigmas capacitistas que
foram enraizados historicamente na sociedade, pois a formação do indivíduo perpassa quaisquer
capacidades institucionais, abrangendo dimensões anteriores e de difícil acesso, como a física (ou
fisiológica), a emocional, a espiritual e os contextos familiar, social, socioeconômico, etc.
Descrição
Palavras-chave
Pessoas com Deficiência, Capacitismo, Ensino, People with disabilities, Ableism, Teaching