A inclusão da cultura maker no ensino médio como ferramenta didática
Carregando...
Data
2023-10-06
Autores
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Este trabalho refere-se à como introduzir a cultura maker no ensino médio, que traz
consigo o conceito de DIY (do it yourself/ faça você mesmo), que incentiva as pessoas a
assumirem a responsabilidade por suas próprias construções, reparos e projetos
permitindo-lhes aprender novas habilidades, expressar criatividade e promover um estilo
de vida mais consciente. Uma pesquisa exploratória sobre a cultura maker é um estudo
abrangente e estimulante que visa compreender e analisar esse movimento inovador e
crescente. Este estudo visa explorar e investigar os principais aspectos da cultura maker,
incluindo suas origens, práticas e implicações quando aplicada nas escolas secundárias.
Com essa pesquisa exploratória, espera-se obter uma compreensão mais aprofundada do
debate e identificar as diversas formas pelas quais a cultura maker está influenciando áreas
como a educação. A cultura maker traz diversos benefícios aos alunos que utilizam essa
ferramenta, benefícios como: melhorias na criatividade, agilidade na resolução de
problemas, aprendizado interdisciplinar, aumento do raciocínio lógico e trabalho em
equipe. Com a finalidade de incluir a cultura maker no ensino médio como ferramenta
didática devemos percorrer alguns objetivos específicos como: de utilizar ferramentas
computacionais, construir protótipos com base nas disciplina disciplinas teóricas e
viabilizar a inclusão da cultura maker na educação contribuindo com manuais ferramentas
e pesquisas que deram base para explorar a hipótese de que se a cultura maker for utilizada
no ensino médio irá trazer benefícios significativos para esses alunos. A metodologia de
aplicação da pesquisa foi realizada por meio de amostras de alunos do ensino médio, a
coleta de dados se deu através de questionários acerca dos benefícios trazidos pela cultura
maker em sua vida acadêmica e a percepção pessoal do aluno acerca do aprendizado
gerado. Com os dados qualitativos coletados através de questionários, foi possível
analisá-los e observar os resultados que foram significativos, evidenciando a eficiência da
cultura maker introduzida na educação e os benefícios trazidos por sua aplicação
Descrição
Palavras-chave
Educação, DIY (Do it yourself), Cultura Maker – Ensino médio