Trabalhos Acadêmicos e Técnicos Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação TCC Design de Interiores
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Estudo preliminar do quarto para criança autista : recomendações de um ambiente lúdico
Autor(es): Silva, Marcella Duque da
Primeiro Orientador: Lira, Lolita Marques de
Primeiro membro da banca: Silva, Denise Lages Vieira da
Segundo membro da banca: Teles , Valéria Rodrigues
Resumo: O estudo refere-se a recomendações para o ambiente quarto destinado à criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) a partir dos 2 anos de idade e que se encaixa no critério A, de acordo com o DSM-5 (2014). Com o objetivo de projetar um quarto infantil que através do brincar e da organização do ambiente, possa promover comunicação e interação social. Obtendo uma abordagem hipotético-dedutiva, apresenta-se um projeto com uma nova ideia, de princípios claros e linguagem científica, que pode ser testada. Foi elaborado um método tipológico, de um modelo ideal do quarto, com recomendações para uma melhor organização do espaço com o auxílio do lúdico para desenvolver interação social. Resultado de uma investigação científica obtida por meio de pesquisa bibliográfica de fontes secundárias que, através de revisão literária dos profissionais na área e dos pais de autistas, serviram como referência para elaboração do projeto. O resultado é um estudo preliminar, que propõe um zoneamento com funcionalidade visando o fluxo, a organização e disposição dos móveis, objetos e elementos utilizados que, em conjunto, podem propor uma socialização desde o início da infância. Em conclusão, apresenta-se a importância deste ambiente voltado as particularidades da criança com autismo, servindo como recomendação para ambientar e organizar um quarto lúdico que proporcione comunicação e interação social, com conforto e segurança.
Abstract: The study refers to recommendations of a room for a child with ASD (Autistic Spectrum Disorder), from the age of 2 and who is at criterion A, according to DSM-5. The objective is to design a room that, through play and the organization of the environment, will promote communication and social interaction. Obtaining a hypothetical-deductive approach presents a project with a new idea, clear principles and scientific language, which could be tested. A typological method of an ideal model for the room was elaborated, with recommendations for a better organization of the space with the aid of the ludic ideias to develop social interaction. The result of a scientific investigation obtained through a bibliographical research of secondary sources that, through a literary review of the professionals in the area and the parents of autistics, served as reference for the elaboration of the project. The result is a preliminary study at initial phase, which presents a zoning with the function of directing the flow, an organization of the furniture, objects and elements that are used in a set that can promote socialization since the beginning of childhood. In conclusion, it presents the importance of an environment focused on the particularities of the child with autism, serving as recommendations to environment and organize a playful room that provides communication and social interaction, with comfort and security.
Palavras-chave: Design – Estudo ambiental
Autismo
Ambiente Lúdico
Projeto – Quarto infanti
CNPq: CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Departamento: Campus Maceió
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/319
Data do documento: 21-Jun-2018
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