Estudo preliminar do quarto para criança autista : recomendações de um ambiente lúdico
Carregando...
Data
2018-06-21
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/3963941407104858
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
O estudo refere-se a recomendações para o ambiente quarto destinado à criança com
TEA (Transtorno do Espectro Autista) a partir dos 2 anos de idade e que se encaixa
no critério A, de acordo com o DSM-5 (2014). Com o objetivo de projetar um quarto
infantil que através do brincar e da organização do ambiente, possa promover
comunicação e interação social. Obtendo uma abordagem hipotético-dedutiva,
apresenta-se um projeto com uma nova ideia, de princípios claros e linguagem
científica, que pode ser testada. Foi elaborado um método tipológico, de um modelo
ideal do quarto, com recomendações para uma melhor organização do espaço com o
auxílio do lúdico para desenvolver interação social. Resultado de uma investigação
científica obtida por meio de pesquisa bibliográfica de fontes secundárias que, através
de revisão literária dos profissionais na área e dos pais de autistas, serviram como
referência para elaboração do projeto. O resultado é um estudo preliminar, que propõe
um zoneamento com funcionalidade visando o fluxo, a organização e disposição dos
móveis, objetos e elementos utilizados que, em conjunto, podem propor uma
socialização desde o início da infância. Em conclusão, apresenta-se a importância
deste ambiente voltado as particularidades da criança com autismo, servindo como
recomendação para ambientar e organizar um quarto lúdico que proporcione
comunicação e interação social, com conforto e segurança.
Descrição
Palavras-chave
Design – Estudo ambiental, Autismo, Ambiente Lúdico, Projeto – Quarto infanti