Concepções pedagógicas que orientam um livro didático da Língua Portuguesa
Carregando...
Data
2021-11-10
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/7537991603840712
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
ste trabalho apresenta uma análise das concepções pedagógicas que orientam
um livro didático de língua portuguesa do 8º ano do ensino fundamental,
constatando a predominância, bem como as adjacentes tendências sobre as
quais os conteúdos e propostas de atividade alicerçam-se, para orientar o
processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa pretende investigar a corrente
pedagógica predominante num livro didático de Língua Portuguesa do 8º ano do
ensino fundamental, bem como analisar suas concepções de leitura e gramática e
ainda discutir/sugerir propostas de atividades às presentes no livro; verificar se os
livros didáticos seguem determinada tendência pedagógica. Isso será feito
através da análise de um capítulo do livro didático do oitavo ano do ensino
fundamental Português: linguagens – 8º ano. Pautamos nossa observação
predominantemente em torno da análise e categorização dos exercícios,
conforme a categorização presente em Libâneo (2006), as concepções de leitura
de Freire (1989), a BNCC (2017) e a Matriz de Referência (2021). Utilizamos na
abordagem metodológica a pesquisa descritiva. Os itens analisados revelaram
que o referido livro didático encontra-se pautado nas pedagogias conservadoras.
Há sugestões de caminhos a trilhar, a fim de evitar o tradicionalismo. Há também
reflexões a respeito da intenção na elaboração de tal livro didático.
Descrição
Palavras-chave
Letras, Livro Didático, Lígua Portuguesa, Tendências Progressitas, Ensino