Formação docente para o uso da ferramenta Webquest na Educação Profissional e Tecnológica: orientação de pesquisa em fontes virtuais

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Data

2021-11-23

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Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

A sociedade contemporânea desenvolve-se por meio de redes e algoritmos que favorecem o acesso à (des)informação, o que exige o desenvolvimento das capacidades de análise, síntese e crítica. Nesse contexto, a Educação Profissional e Tecnológica contribui para a formação integral do sujeito quando assume o trabalho como princípio educativo e desenvolve a pesquisa como princípio pedagógico. A presente investigação partiu da questão: A formação docente para o uso da ferramenta WebQuest pode colaborar para o desenvolvimento da pesquisa como princípio pedagógico no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica? Os estudos desenvolvidos visam colaborar no aprofundamento dos conhecimentos docentes sobre os princípios epistemológicos, didáticos e operacionais da ferramenta WebQuest, de modo a favorecer a orientação de pesquisas escolares em fontes virtuais, durante o ensino presencial ou Ensino Remoto. A base epistemológica e analítica que orientou essa pesquisa foi o materialismo histórico-dialético. A pesquisa é de natureza qualitativa e atende a fins exploratórios e descritivos. Adotou-se o método da pesquisa-ação, por considerar sua adequação à resolução de problemas que partam do interesse do pesquisador e dos participantes da pesquisa. O desenvolvimento da pesquisa-ação envolveu quatro fases: diagnóstico; construção do Produto Educacional (PE); aplicação do Produto Educacional; descrição, análise dos dados e resultados. Os instrumentos de coletas utilizados foram questionários semiestruturados, rodas de conversa e documentos. O Produto Educacional desenvolvido foi uma sequência didática. O materialismo histórico-dialético possibilitou a percepção e a análise crítica da realidade vivenciada durante a fase diagnóstica (2019) e do período de aplicação do Produto Educacional (2021), marcado por uma pandemia. Essa análise exigiu que o PE fosse adaptado, de modo que sua aplicação ocorreu por meio de Oficina Virtual. Participaram da pesquisa seis professores e 19 alunos dos Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado em Meio Ambiente e Guia de Turismo, IFAL, Campus Marechal Deodoro. Os resultados dessa investigação foram analisados seguindo o caminho do pensamento hermenêutico-dialético e demonstram que a ferramenta WebQuest favorece a indissociabilidade entre ensino e pesquisa; no contexto Ensino Remoto, é uma ferramenta eficaz no processo de orientação das atividades assíncronas. O maior desafio identificado para a utilização da WebQuest é a construção metodológica de uma proposta em que educandos e educadores atuem como produtores de conhecimento, e não apenas como sujeitos que seguem roteiros ou indicam fontes de informação para a pesquisa. A superação desse desafio exige investimento na formação docente, bem como garantia de tempo para que os (as) docentes possam atuar como pesquisadores e produtores de ferramentas didáticas.

Descrição

Palavras-chave

Ensino, Educação Profissional, Formação Docente, Ferramenta WebQuest, Letramento Digital

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