Teses e Dissertações Teses e Dissertações defendidas no IFAL Ciências Humanas Educação
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/303
Tipo: Dissertação
Título: A presença da temática gênero na formação do profissional técnico de nível médio
Autor(es): Santos, Lindinalva da Silva
Primeiro Orientador: Gomes, Jarbas Mauricio
Primeiro membro da banca: Melo, Beatriz Medeiros de
Segundo membro da banca: Tavares, Elen Machado
Resumo: A pesquisa tem como objetivo investigar a presença do tema gênero na formação profissional técnica de nível médio em dois cursos de um Campus do Instituto Federal de Alagoas. O trabalho que tem como sujeitos da investigação os servidores docentes e técnicos administrativos do Campus e os estudantes do terceiro período de dois cursos Técnicos Subsequentes, caracteriza- se como um estudo de natureza qualitativa do tipo Pesquisa-ação com cunho colaborativo. Na primeira etapa, a coleta dos dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário semiestruturado aos servidores docentes e técnicos administrativos do Campus com o objetivo de identificar a percepção desses sujeitos acerca do conceito de gênero, da existência de situações referentes à temática e da necessidade ou não do ensino dos conteúdos relacionados às questões de gênero nos cursos técnicos subsequentes em que atuam. A segunda etapa do estudo, que passou a envolver os estudantes pela realização de encontros dialógicos com a pesquisadora (rodas de conversas) para discutir sobre a temática, foi acompanhada do desenvolvimento de um Produto Educacional que objetiva promover espaços para o diálogo e o debate sobre as questões de gênero e trabalho no interior do Campus, dado que a temática não faz parte dos conteúdos previstos nos componentes curriculares dos referidos Cursos Técnicos Subsequentes. Ao inserir o debate e o estudo sobre a reprodução das questões de gênero no cotidiano do Campus, foi estruturado um Guia para Exposição que coloca em tela as problemáticas de gênero vivenciadas pelos estudantes, na escola e no mundo do trabalho, que sensibilize a comunidade local, crie ambientes mais saudáveis de convivência e ensino-aprendizagem e sirva como modelo de atividade educativa que possa ser realizada por servidores técnicos administrativos ou docentes, mediante iniciativas isoladas ou projetos de ensino, em diferentes unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O Produto Educacional, na forma de Guia para Exposição, fundamentada em uma perspectiva educativa e pedagógica pautada na dialogicidade e que valoriza experiências e saberes de estudantes, técnicos administrativos e docentes, busca construir um espaço a partir do qual situações-problema coletadas durante as rodas de conversas sirvam de ponto de partida para práticas educativas e atitudinais que deem visibilidade ao problema da reprodução das relações de gênero e, em especial, contribuam para a diminuição e a superação das desigualdades de gênero e apresentem as possibilidades de inserção social e o potencial intelectual e produtivo da mulher.
Abstract: The research aims to investigate the presence of the gender theme in the technical professional training of secondary level at the Campus of the Federal Institute of Alagoas. The research that has as research subjects the teaching staff and administrative technicians of the Campus and the students of the third period of the Subsequent Technical courses, is characterized as a qualitative study of the Action Research type with a collaborative nature. In the first stage, data collection was carried out through the application of a semi-structured questionnaire applied to the teaching staff and administrative technicians of the Campus in order to identify the perception of these subjects about the concept of gender, the existence of situations related to the theme and whether or not to teach content related to gender issues in subsequent technical courses in which they work. The second stage of the study, which started to involve the students by holding dialogic meetings with the researcher (conversation circles) to discuss the theme, was accompanied by the development of an educational product that aims to promote spaces for dialogue and debate on gender and work issues within the Campus, given that the theme is not part of the contents provided for in the curricular components of the Subsequent Technicians Courses. By inserting the debate and the study on the reproduction of gender issues in the daily life of the Campus, an Exhibition Guide was structured that puts on screen the gender problems experienced by students, at school and in the world of work, which sensitizes the local community, create healthier environments for coexistence and teaching-learning and serve as a model of educational activity that can be carried out by administrative technicians or teachers, through isolated initiatives or teaching projects, in different units of the Federal Network of Vocational and Technological Education. The educational product, in the form of an Exhibition Guide, based on an educational and pedagogical perspective based on dialogicity and that values experiences and knowledge of students, administrative technicians and teachers, seeks to build a space from which problem situations collected during the wheels conversations serve as a starting point for educational and attitudinal practices that give visibility to the problem of the reproduction of gender relations and, in particular, contribute to the reduction and overcoming of gender inequalities and present the possibilities of social insertion and intellectual potential and productive of women.
Palavras-chave: Educação Profissional
Gênero
Trabalho Educativo
Produto Educcional
Curso Técnico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::ENSINO PROFISSIONALIZANTE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Departamento: Campus Benedito Bentes
Nome do programa: ::Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica/ProfEPT
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ifal.edu.br/handle/123456789/303
Data do documento: 14-Mar-2022
Aparece nas coleções:Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Lindinalva.pdf7,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Lindinalva-1.pdf242,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.