A presença da temática gênero na formação do profissional técnico de nível médio
Carregando...
Arquivos
Data
2022-03-14
Autores
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/1959212367762345
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
A pesquisa tem como objetivo investigar a presença do tema gênero na formação
profissional técnica de nível médio em dois cursos de um Campus do Instituto Federal
de Alagoas. O trabalho que tem como sujeitos da investigação os servidores docentes
e técnicos administrativos do Campus e os estudantes do terceiro período de dois
cursos Técnicos Subsequentes, caracteriza- se como um estudo de natureza
qualitativa do tipo Pesquisa-ação com cunho colaborativo. Na primeira etapa, a coleta
dos dados foi realizada mediante a aplicação de um questionário semiestruturado aos
servidores docentes e técnicos administrativos do Campus com o objetivo de
identificar a percepção desses sujeitos acerca do conceito de gênero, da existência
de situações referentes à temática e da necessidade ou não do ensino dos conteúdos
relacionados às questões de gênero nos cursos técnicos subsequentes em que
atuam. A segunda etapa do estudo, que passou a envolver os estudantes pela
realização de encontros dialógicos com a pesquisadora (rodas de conversas) para
discutir sobre a temática, foi acompanhada do desenvolvimento de um Produto
Educacional que objetiva promover espaços para o diálogo e o debate sobre as
questões de gênero e trabalho no interior do Campus, dado que a temática não faz
parte dos conteúdos previstos nos componentes curriculares dos referidos Cursos
Técnicos Subsequentes. Ao inserir o debate e o estudo sobre a reprodução das
questões de gênero no cotidiano do Campus, foi estruturado um Guia para Exposição
que coloca em tela as problemáticas de gênero vivenciadas pelos estudantes, na
escola e no mundo do trabalho, que sensibilize a comunidade local, crie ambientes
mais saudáveis de convivência e ensino-aprendizagem e sirva como modelo de
atividade educativa que possa ser realizada por servidores técnicos administrativos
ou docentes, mediante iniciativas isoladas ou projetos de ensino, em diferentes
unidades da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O Produto
Educacional, na forma de Guia para Exposição, fundamentada em uma perspectiva
educativa e pedagógica pautada na dialogicidade e que valoriza experiências e
saberes de estudantes, técnicos administrativos e docentes, busca construir um
espaço a partir do qual situações-problema coletadas durante as rodas de conversas
sirvam de ponto de partida para práticas educativas e atitudinais que deem visibilidade
ao problema da reprodução das relações de gênero e, em especial, contribuam para
a diminuição e a superação das desigualdades de gênero e apresentem as
possibilidades de inserção social e o potencial intelectual e produtivo da mulher.
Descrição
Palavras-chave
Educação Profissional, Gênero, Trabalho Educativo, Produto Educcional, Curso Técnico