Análise linguístico-literária do gênero memórias de leitura elaborado por licenciandos do curso de letras

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-05-02

Currículo Lattes

http://lattes.cnpq.br/9724274623792673

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

Na presente pesquisa, serão abordadas as experiências de leituras de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Letras durante sua formação escolar na Educação Básica com vistas à forma como esses sujeitos se autoavaliam como leitores no contexto do Ensino Superior. Este trabalho tem como objetivo geral compreender os processos de letramento literário de estudantes ingressantes no Curso de Licenciatura em Letras; e como objetivos específicos têm-se o de i) investigar como ocorria o processo de letramento dos alunos anterior ao ingresso no Curso em tela; ii) identificar as principais dificuldades dos estudantes em relação à leitura literária; iii) refletir sobre a importância do letramento literário na Educação Básica. A metodologia empregada é a revisão bibliográfica com abordagem de cunho qualitativo, apoiada em análises das produções de memórias de leituras escritas por alunos do Curso em tela. Na pretensão de enfatizar o processo social e histórico desses desses/as professores/s em formação inicial em relação ao letramento literário, assim como fundamentar nossa pesquisa, tomamos como base Cosson (2018), que trata do letramento literário, bem como a respeito da relação teórico- prática em atividades com textos literários na Educação Básica, a partir do tratamento da literatura por docentes e discentes. Outras referências teóricas utilizadas para a construção das reflexões referentes ao tema são a partir de Kleiman (2004), Minayo (1995) e Street (2014). Os resultados das análises realizadas apontam para a importância de a literatura ser trabalhada desde o ensino fundamental para que estudantes se tornem sujeitos críticos-reflexivos em suas práticas linguageiras diversificadas socialmente.

Descrição

Palavras-chave

Letramento, Letramento, Leitura literária, Análise linguístico- literária, Literacy, Literary memory, Literary reading, Linguistic-literary analysis

Citação