Análise linguístico-literária do gênero memórias de leitura elaborado por licenciandos do curso de letras
Carregando...
Data
2022-05-02
Currículo Lattes
http://lattes.cnpq.br/9724274623792673
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Na presente pesquisa, serão abordadas as experiências de leituras de estudantes
ingressantes no Curso de Licenciatura em Letras durante sua formação escolar na
Educação Básica com vistas à forma como esses sujeitos se autoavaliam como
leitores no contexto do Ensino Superior. Este trabalho tem como objetivo geral
compreender os processos de letramento literário de estudantes ingressantes no
Curso de Licenciatura em Letras; e como objetivos específicos têm-se o de i)
investigar como ocorria o processo de letramento dos alunos anterior ao ingresso no
Curso em tela; ii) identificar as principais dificuldades dos estudantes em relação à
leitura literária; iii) refletir sobre a importância do letramento literário na Educação
Básica. A metodologia empregada é a revisão bibliográfica com abordagem de cunho
qualitativo, apoiada em análises das produções de memórias de leituras escritas por
alunos do Curso em tela. Na pretensão de enfatizar o processo social e histórico
desses desses/as professores/s em formação inicial em relação ao letramento
literário, assim como fundamentar nossa pesquisa, tomamos como base Cosson
(2018), que trata do letramento literário, bem como a respeito da relação teórico-
prática em atividades com textos literários na Educação Básica, a partir do tratamento
da literatura por docentes e discentes. Outras referências teóricas utilizadas para a
construção das reflexões referentes ao tema são a partir de Kleiman (2004), Minayo
(1995) e Street (2014). Os resultados das análises realizadas apontam para a
importância de a literatura ser trabalhada desde o ensino fundamental para que
estudantes se tornem sujeitos críticos-reflexivos em suas práticas linguageiras
diversificadas socialmente.
Descrição
Palavras-chave
Letramento, Letramento, Leitura literária, Análise linguístico- literária, Literacy, Literary memory, Literary reading, Linguistic-literary analysis