Dando sentido a equações do segundo grau a partir do uso do material dourado

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

2022-07-29

Currículo Lattes

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas

Resumo

Nesse presente trabalho, aplicado na Escola Estadual Theonilo Gama, localizada no bairro do Jacintinho em Maceió-AL, onde participei do programa de Residência Pedagógica pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL), campus Maceió. Nas turmas “A” e “D” da 3a série do Ensino Médio, vamos desmistificar a dificuldade que alguns alunos tinham ao se deparar com o assunto de equações do segundo grau, na qual da pandemia de covid-19 as aulas na escola foram muito afetadas e esses discentes estavam com bastante dificuldade na resolução tanto de equações do primeiro como do segundo grau. Para poder sanar as dúvidas acerca do assunto, utilizamos o material dourado para aplicação e resolução das equações do segundo grau, na qual foi demonstrada outra possibilidade de encontrar as raízes dos polinômios, associando a parte algébrica com a geométrica, através da manipulação desse objeto. Através do uso desse instrumento foi possível desenvolver as competências e habilidades necessárias para a compreensão das relações abordadas em sala de aula e encontrar as raízes de uma equação quadrática, bem como os lados de um retângulo formado pelas peças do material dourado. Daí, as reflexões sobre o desenvolvimento da estrutura algébrica na construção geométrica feita em sala, onde utilizando os materiais manipuláveis para o ensino aprendizagem auxilia a compreensão dos significados e resolução de situações-problemas.

Descrição

Palavras-chave

Material dourado, Equações do segundo grau, Material manipulável, Golden material, Equations of the second degree, Manipulating material

Citação

Coleções