Teorema de Tales: uma proposta didática envolvendo a história da matemática
Carregando...
Data
2023-06-07
Currículo Lattes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Alagoas
Resumo
Este trabalho teve o objetivo de explorar o cenário contemporâneo do ensino de 
matemática no Brasil, concomitantemente à perspectiva dos documentos que 
norteiam a educação brasileira, como a Base Nacional Comum Curricular e os 
Parâmetros Curriculares Nacionais de matemática, a respeito da história da 
matemática enquanto dimensão de conhecimento. Logo após, estudamos 
clássicos da psicologia e pedagogia educacional visando desenvolver uma 
sequência didática relacionada ao Teorema de Tales que contemplasse a 
história da matemática como um recurso pedagógico que pode atribuir 
significado ao aprendizado. Os resultados da pesquisa apontaram que o Brasil 
está entre os países com pior índice médio de proficiência em matemática, e que 
parte considerável dos estudantes concluem a educação básica desconhecem 
conceitos elementares da matemática. Ainda evidenciamos o significado e a 
motivação relacionados aos conteúdos trabalhados em aula são de fundamental 
importância para a qualidade e eficiência do ensino-aprendizagem, observada a 
importância da contextualização histórico-cultural do desenvolvimento da 
matemática enquanto ferramenta humana.
Descrição
Palavras-chave
Ensino-aprendizagem, Ensino Fundamental, Teorema de Tales, História, Cultura